Projeto alerta profissionais de educação sobre a importância do cuidado com a voz

Para os educadores, a voz funciona como o principal instrumento de trabalho, mas essa ferramenta, como todas as outras, também requer cuidados adequados para continuar cumprindo o seu papel. No intuito de alertar os profissionais de educação sobre a importância do cuidado com a voz, a Prefeitura de Petrolina, através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional de Petrolina (CEREST), iniciou (21), o projeto “Saúde vocal do trabalhador docente”.

A abertura do projeto foi marcada por uma palestra ministrada no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), pela fonoaudióloga audiologista Maria José Dias. Cerca de 60 professores de escolas municipais tiveram a oportunidade de aprender sobre o mecanismo de funcionamento da voz, cuidados necessários e distúrbios que podem surgir do abuso vocal. “Esse abuso pode causar o aparecimento de nódulos nas pregas vocais, também conhecidos como calos, que provam rouquidão e dificuldade para engolir. Os professores muitas vezes esquecem de levar água para a sala de aula e costumam falar alto. Por isso, são vítimas em potencial desses distúrbios”, explicou a palestrante.

O projeto “Saúde vocal do trabalhador docente” é uma iniciativa promovida pelo CEREST que, por meio de ações educativas, visa melhorar as condições de trabalho dos profissionais de educação e prevenir as doenças ocupacionais. “O distúrbio vocal é uma das doenças que mais afastam o professor da sala de aula. Por isso estamos buscando melhorar a qualidade de vida do trabalhador, como solicitou a Secretária de saúde que olhássemos com mais atenção para os profissionais que se dedicam a formação das nossas crianças”, afirmou a coordenadora do Centro, Edna Carvalho, salientando que após a avaliação de um médico do trabalho e diagnosticada a doença, o usuário é encaminhado ao atendimento especializado.

CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional de Petrolina é uma unidade especializada na área de saúde do trabalhador que tem como objetivo promover ações de promoção e proteção a saúde dos trabalhadores, prevenindo acidentes e melhorando a qualidade de vida dos profissionais tanto do meio urbano como da área rural. O Centro atua em conjunto com a rede pública de saúde e conta com uma equipe de psicólogo, assistente social/sanitarista, médico do trabalho, técnico em segurança do trabalho, técnico em saneamento e auxiliar de enfermagem, atendendo das 07h às 13 horas, na Avenida Fernando Góes, nº 820, Centro.

(Ascom PMP)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *