A ideia que surgiu pela necessidade de chamar a atenção do país em relação ao Rio São Francisco teve início durante uma plenária onde foi formada uma comissão que decidiu comemorar o dia do Velho Chico na semana do meio ambiente para incentivar as pessoas a darem maior atenção ao patrimônio natural. Com isso os componentes da equipe que defende a causa articularam ações coletivas e fecharam parcerias para intensificar e mobilizar a população.
De acordo com o representante da comissão organizadora da campanha, Ademir Fernandes, que esteve esta manhã participando do programa Farnésio Silva na Tropical Sat FM, uma das principais ações desenvolvidas pela sua equipe no momento está sendo a propagação do tema ‘Eu Viro Carranca Para Defender o Velho Chico’, que está disponível na internet e já está sendo compartilhada pelos ribeirinhos através das redes sociais.
Ademir Fernandes afirma que o principal foco da comissão no momento é atrair e sensibilizar o máximo de pessoas para abraçar a causa, ele ainda ressalta que até agora os resultados tem sido positivos e espera que a equipe continue aumentando para a realização do manifesto previsto para o dia três de Junho, às 14h.
“Manifesto sim, protesto nem tanto, sairemos da Praça do Angari em caminhada pela orla e seguimos em direção a ponte, mas sem interdição, teremos o suporte de autoridades de trânsito e de segurança.” Destacou.
Segundo o organizador a caminha que segue também para a Ilha do Fogo deve ser finalizada no local, onde haverá um ato público e atividades alusivas à campanha, os interessados em participar do evento podem procurar um dos parceiros do movimento, ou entrar em contato através do telefone (74) 3612-3588.
