Eduçação: o verdadeiro escândalo do Brasil

Enquanto noticias sobre corrupção ocupam boa parte dos espaços dos jornais, dos blogs e da imprensa em geral e a oposição aos governos municipais, estaduais e federal jogam duro quando descobrem algum falcatrua que envolve os governantes, nós, pobres mortais, cidadãos comuns, ficamos tristes com todo esse descuido no trato com os recursos públicos, e nos assustamos com tanta coisa suja em nosso querido Brasil.

Interessante é que mudam-se os cachorros mais as coleiras continuam as mesmas, ou seja os que hoje são verdadeiros defensores da ética e da moral são exatamente aqueles que até pouco tempo faziam parte de governos que estavam envolvidos na mesma corrupção, e ao mesmo tempo os que hoje não querem investigações acontecendo são exatamente os que a um passado não muito distante lutavam pra instaurar CPI`s por exemplo.

Pra mim o escândalo mais cabeludo, mais cruel e mais ameaçador para o nosso Brasil é o descaso que se tem pela educação.

Não escapa nenhum segmento educacional…

Se você for pra educação básica, ensino fundamental, vai encontrar em milhares de cidades um grande percentual de crianças que apesar de irem para escolar não sabem nem ler e escrever e mesmo assim passam de ano.

Se você para pra olhar o ensino médio, vai perceber um Enem que desmacara a cada dia grande parte das escolas públicas e particulares de nosso país, demonstrando que os alunos não tem a preparação adequada na grande maioria das escolas, e parece que vai continuar assim por muito tempo.

E você pra as universidades então, vai observar primeiro que na maior parte dos cursos mais da metade dos alunos abandona a faculdade, sem contar com os que repetidamente perdem disciplinas atrasando o início de sua vida profissional. E o que dizer do ENAD que acabou de identificar um percentual muito alto de diversos cursos com notas vergonhosas?

o IBGE acabou de apresentar os números do Censo 2010 e percebe-se o alto índice de analfabetos, isso sem contar com os que concluiram Ensino Fundamental ou Médio mas não sabem elaborar um texto.

Pra mim a culpa maior não é dos professores, não é dos alunos, não é dos demais trabalhadores da educação.

A responsabilidade é dos vereadores, dos prefeitos, dos deputados estaduais e federais, dos senadores, dos governadores, da presidente da república, do Ministério Público, dos nosso juizes.

A culpa é também de uma imprensa que leva ao ar prioritariamente notícias sensacionalistas.

Aliás todos nós cidadãos, temos nossa parcela de conivência, porque assistimos passivamente tudo isso acontecer e nos mantemos acomodados.

Sinceramente não vejo esperanças em relação a educação de nosso país, pelo menos a curto e médio prazo.

LDB, PCN, Normas e Políticas do MEC e das secretarias estaduais e municipais de educação são apenas paliativas e não reestruturadoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *