FÓRUM PERMANENTE DE CONVIVÊNCIA PRODUTIVA COM AS SECAS É INSTALADO

<Pernambuco passou a contar nesta quinta-feira, 23/5, às 10h, com o Fórum Permanente de Convivência Produtiva com as Secas, espaço de debates acerca do tema por instituições empresarias, para que sejam apresentadas aos formuladores de políticas, governos e à sociedade, soluções duradouras desenvolvidas para a convivência produtiva com as secas, e que possam ser aplicadas em Pernambuco e no Semiárido brasileiro.

Entidades empresariais do estado aceitaram o convite do presidente do Sebrae de Pernambuco, Pio Guerra, para compor o Fórum. Com o tema Dimensão das Secas no Nordeste.

Por que não avançamos em soluções, com o palestrante Gustavo Maia Gomes, a primeira reunião ocorrerá às 14h, deste mesmo dia, no auditório do Sebrae, e terá continuidade com a realização de outros cinco debates até dezembro. Além de entidades do Recife, cerca de 140 lideranças empresariais e produtores rurais vão participar desse primeiro Fórum. Eles virão em caravanas organizadas pelo Sebrae.

O Fórum irá propor debates frequentes com especialistas brasileiros e do exterior, com apresentadores e debatedores especializados. As discussões programadas pelo Fórum serão realizadas até novembro de cada ano, a partir deste. A decisão de criar o Fórum decorre da Missão Empresarial Faepe-Sebrae ao México e aos Estados Unidos, realizada em maio do ano passado, sobre “Tecnologia e Políticas Públicas em Regiões Suscetíveis a Seca – México e Estados Unidos da América”.

Segundo o presidente do Sebrae de Pernambuco, Pio Guerra, que também preside o Fórum, o período chuvoso no ano de 2013 não atendeu ao necessário, colocando a classe empresarial, os produtores e, em particular, os pequenos e médios empresários, em uma situação de grandes dificuldades. Dessa forma, sem uma solução adequada para o suprimento de alimento e água, haverá uma redução significativa do dinamismo da economia local, com graves consequências para os pequenos negócios.

A partir dos textos produzidos nas palestras e de perguntas e respostas feitas pelos participantes de cada evento, será feita uma publicação ao final do ano. Essa edição será distribuída entre as unidades do Sebrae em cada estado e Federações de Agricultura dos demais estados, entidades do Fórum, lideranças do setor, gestores públicos, dirigentes e bibliotecas de instituições de ensino e pesquisa, produtores, empresários e demais interessados. Essa publicação também será colocada para download nos sites do Sebrae, da Faepe, e de instituições parceiras.

Outra iniciativa é a realização de missão técnica internacional de conhecimento, que será realizada pelo Sebrae, em 2014, para conhecer políticas públicas implementadas e os avanços tecnológicos em regiões que convivem com secas.

  Fórum Permanente de Convivência Produtiva com as Secas é composto por 12 instituições empresariais: ACP – Associação dos Criadores de Pernambuco, AFCP – Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco, ANAP – Associação Nordestina de Agricultura e Pecuária, AVIPE – Associação Avícola de Pernambuco, FACEP – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Pernambuco, FAEPE – Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco, FECOMERCIO/PE – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco, FIEPE – Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco, SEBRAE/PE – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco, SENAR-PE – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SINDAÇÚCAR – Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco, e SINDCAPE – Sindicato dos Cultivadores de Cana de Açúcar de Pernambuco.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *