Secretaria de Desenvolvimento Rural contabiliza mais de 15 comunidades atendidas com ações de recuperação de poços e estradas‏

Mais de 16 comunidades  das áreas rurais de Petrolina foram atendidas nos últimos meses com a recuperação de vias, eliminando pontos críticos nas estradas. A Secretaria de Desenvolvimento Rural realizou o patrolamento de estradas em 116 localidades, perfazendo mais de 2.100 Km de estradas beneficiadas.

Mais de 440 unidades de poços foram recuperadas com a restauração de cata-vento e sucção, permitindo assim, o consumo de água para os rebanhos no período de estiagem, além de 13 unidades montados com bombas manuais. Segundo o Secretário de Desenvolvimento Rural, Raimundo Nonato, as localidades de Ponta da Serra, Toco Preto, Lagoa da Pedra, Baixa Fechada, Baixa Alegre e Almas tiveram seu sistema de abastecimento de água reativado com instalação de bomba submersa e eletrobomba.

Desde 2009, as ações são intensificadas na área de sequeiro devido à necessidade de melhoria na estrutura para as comunidades que vivem da agricultura familiar. “Foram 24 localidades que tiveram seus açudes e lagoas restaurados com intervenções de limpeza e aprofundamento do bojo, além de limpeza em 49 pequenos barreiros”, explicou o prefeito Julio Lossio.


Programas

No grupo de ações implantadas pela Prefeitura de Petrolina na área rural está o Programa Hortigranja, em parceria com o Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR), que tem o objetivo de beneficiar pequenas famílias rurais, melhorando a qualidade de vida do agricultor e gerando renda para as famílias contempladas.

Segundo Raimundo Nonato, o programa fornece o material necessário como: caixa de 5 mil litros, sistema de gotejamento, galinheiro, sementes para o plantio, galinhas e treinamento inicial. “São 60 famílias beneficiadas das localidades: Terra Nova, Barreiro, Agrovila Massangano, Boa Vista e Assentamento Nossa Senhora de Fátima, que cultivam produtos como: Alface, Coentro, Cebolinha, Couve, Beterraba, Cenoura, Salsa, isso possibilita a geração de renda e o consumo interno das famílias”, informou o secretário.

Outro programa implantado pela Prefeitura de Petrolina em parceria com o Governo Federal é o “Água Doce”, com a primeira unidade demonstrativa instalada no povoado de Atalho, beneficiando aproximadamente 100 famílias. O Programa Água Doce tem 4 etapas e na primeira capta água salobra e desloca para um poço onde ela é dessalinizada e é aproveitada para o consumo humano. “Na segunda etapa, o restante da água que ainda está salobra é colocada em tanques para criação de tilápias, gerando alimento saudável e renda para a comunidade envolvida”, explicou o secretário. Nonato ainda explicou que na terceira etapa, o tanque das tilápias enriquecido organicamente tem sua água bombeada para irrigar 2 hectares de Erva-Sal (Planta Forrageira), que depois são transformadas em ferragens oferecidas a caprinos e ovinos como ração. 

(Iana Lima – Ascom Petrolina)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *