Prefeitura de Petrolina é apresentada como “case” de sucesso

Prefeitura de Petrolina participou do primeiro Workshop de Gestão da Tecnologia da Informação do Vale do São Francisco no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE). A iniciativa da Coordenação de Pós-Graduação da FACAPE proporcionou o debate sobre as práticas e metodologias da Gestão de TI nas organizações. Na oportunidade, a Prefeitura junto à Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF) e a Agrovale apresentaram seus cases, além da Empresa Pública de Gestão de TI do Recife (EMPREL), essas instituições demonstraram como estão lidando com os desafios tecnológicos, e o caminho percorrido para o sucesso que alcançaram.

Representando a Prefeitura, o Controlador-Geral do Município, Josaias Santana e a Diretora de NTI da Prefeitura, Simone Araújo, apresentaram os avanços obtidos para o município a partir da nova política de TI implantada na gestão do Prefeito Júlio Lóssio. “Desde o ano de 2009, quando foram estabelecidas as diretrizes de uma política de gestão dentro do Plano de Modernização da Administração, elegeu-se a informação como matéria essencial ao sucesso da gestão: foram reestruturados os processos internos e adequados os sistemas informacionais, o parque de máquinas foi modernizado, os mecanismos de seguranças foram aperfeiçoados, além do projeto de interligação setorial para melhoria da comunicação da rede”, afirmou o Controlador Josaias Santana.

Para Simone Araújo, Diretora do NTI da Prefeitura, quando há consciência da importância que tem a gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação numa estrutura administrativa, os resultados aparecem. “No ano passado elaboramos e consolidamos o nosso Plano Diretor em TI da Prefeitura, as melhorias já estão surtindo grandes resultados, mas vamos avançar ainda mais com nossos projetos futuros, que estão sendo discutidos no Planejamento Estratégico”, assegurou.

O Coordenador da Pós-Graduação em Gestão de TI da FACAPE, professor Vanderlei Gondim, argumenta que eventos como este enriquecem a cultura da gestão profissional em Tecnologias da Informação. “Reunimos professores, profissionais gestores, alunos, toda a comunidade de TI da região. Estudamos casos de gestão na iniciativa pública e privada, percebendo os diferentes desafios que se apresentam neste campo de atuação. Acredito que todos os que estiveram aqui, saíram satisfeitos com o que viram”, ressaltou.

De acordo com o assessor técnico da presidência da EMPREL, Moisés Leal, o workshop foi animador do ponto de vista das práticas adotadas nas empresas da região. “É bom vermos o empenho e a preocupação com que foi tratada a gestão de TI na FACAPE. As palestras mostraram um panorama positivo quanto ao profissionalismo alcançado nesta área e o mais importante é que estas perspectivas foram transmitidas aos alunos e profissionais presentes”, finalizou.

O evento, foi o primeiro nessa metodologia a ser realizado da região do São Francisco.

(Ascom FACAPE)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *