Usuários do Bolsa Família protestam em frente a sede do Programa

Prazo para cadastro e recadastramento foi estendido para o dia 30 de dezembro

Usuários do Programa Bolsa Família de Juazeiro protestaram em frente à sede do Programa contestando a distribuição de senhas para o atendimento no local. Segundo testemunhas, as senhas são distribuídas priorizando pessoas conhecidas, ou enviadas por conhecidos, desrespeitando a ordem de chegada daqueles que querem fazer o cadastramento ou recadastramento do Programa. O serviço é disponibilizado pelo órgão todas as terças e quintas- feiras para o atendimento dos residentes da zona urbana do município. “Aqui tem gente que chega às 3 horas da manhã e não consegue receber a senha e ser atendido, e outras chegam mais tarde e conseguem. Não dá para entender”, questiona uma usuária do serviço que pediu para não ser identificada com medo de retaliação.
A equipe de reportagem esteve no local e foi recebida pela Operadora Máster do Projeto Presença, uma condicionante do Bolsa Família, a Graça Mota. Graça salientou que o motivo do protesto girou em torno da insatisfação dos usuários com a redução no número de atendimento diário. Segundo ele, não há prioridade de atendimento, e que invés de serem distribuídas 200 ou 300 senhas por dia, houve uma mudança no sistema operacional do programa estabelecendo apenas 100 atendimentos diários. “A demanda estava acima do que o programa, com a mudança, pôde atender”. Ela frisa que há um ano ocorreu a mudança do sistema off-line para o on-line estabelecendo, em todo o Brasil, a capacidade máxima de atendimento para cadastro e recadastramento. “Há uma sobrecarga no sistema ocorrendo várias quedas durante o processo, inviabilizando o atendimento acima de 100 por dia”, esclarece acrescentando que “em hipótese alguma os funcionários se recusam a atender”.
Graça chamou a atenção da população para acompanhar as ações criadas para dinamizar os serviços do programa e diminuir o fluxo na sede, a exemplo, do Bolsa Itinerante que acontece corriqueiramente nos Bairros e distritos do município. “O Governo prorrogou o prazo para o cadastro e recadastramento para o dia 30 de dezembro, com o novo prazo abre a possibilidade para quem ainda não usufrui ou precisa renovar a inscrição”, avisa.
A operadora do programa também salientou que o tumulto foi rapidamente resolvido a partir da informação de que a distribuição das senhas acontecerá nas próximas terças e quintas até o final do prazo estabelecido pelo Governo Federal. 


Por Mônia Ramos



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *