A Guarda Municipal de Petrolina comemorou nessa quarta – feira (29) seu 20º aniversário de serviços prestados de alta relevância para a população petrolinense. A data foi marcada com a celebração de um culto ecumênico, no espaço do parque Municipal Josefa Coelho, seguido de um farto café da manhã para os convidados.O evento foi organizado pela Associação dos Guardas Municipais de Petrolina – PE (AGUAMP – PE), através presidente da classe, Allan Diego Lopes e do superintendente de segurança do patrimônio público, Eduardo Gomes. E contou com o prestígio de representantes do poder público e sociedade civil, além dos homenageados, que atualmente somam um efetivo de 134 GMs.
A celebração também incluiu a aprovação recente do Projeto de Lei (1.332/2003) pela Câmara dos Deputados, que regulamenta em nível nacional as funções a serem desempenhadas pelos Guardas Municipais. O Projeto será agora encaminhado para o Senado, passando pelo crivo deste, irá para a sanção presidencial. Em suma, todos serão beneficiados, os Guardas Municipais como um todo, assim como a população que já conta com a contribuição desta instituição no âmbito da Segurança Publica.
O secretário de Ordem Pública e Segurança Cidadã homenageou a corporação ressaltando a importância do trabalho do grupo para a comunidade petrolinense “a Guarda Municipal é um órgão importante no tocante ao zelo pelo patrimônio público, e na contribuição eficaz aos órgãos de segurança pública da população. É importante esse reconhecimento não só hoje, por ser uma data festiva, mas no nosso cotidiano”, afirma o secretário.
Presente na corporação desde 2002, o GM João Lino destaca conquistas na trajetória do grupo “no decorrer de sua trajetória a Guarda Municipal passou por um processo de evolução para atender os anseios da sociedade. Fez vários cursos, tais como: atendimento ao turista, polícia comunitária, uso progressivo da força, o curso da Matriz Curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), que visa qualificar os Guardas Municipais em âmbito nacional para atuar no novo contexto social, dentre outros.”, ressalta o GM Lino.