EBDA comemora 20 anos de atividades com série de eventos

Dia de festa na Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA).  Com café-da-manhã, palestras, exposição e lançamento de jornal, a EBDA comemorou nesta segunda-feira (31), em grande estilo, os 20 anos de serviços prestados à comunidade, em particular, à agricultura familiar baiana.

Com um corpo funcional composto de profissionais dedicados, competentes, e preocupados com o desenvolvimento da agricultura familiar, a EBDA, vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), valoriza o seu maior patrimônio, seus técnicos. “Continuaremos lutando juntos para construir uma nova realidade para a empresa e para a agricultura do Estado”, garante o presidente da EBDA, Elionaldo de Faro Teles.

Durante as comemorações destacou-se a paixão do extensionista pelo seu trabalho. “Nós desenvolvemos extensão rural com muito amor”, afirmou o técnico da EBDA, Antônio Carneiro Rosário. A chefe da Divisão de Gado de Leite, Isa Porto, destacou que o verdadeiro extensionista trabalha com o coração. “Meu coração bate forte como da primeira vez que entrei aqui”, ressaltou a técnica Darcy Regis.

Reconhecer a importância estratégica da Extensão Rural, dos pesquisadores e dos agricultores é importante para que a EBDA, atue com base no desenvolvimento da agropecuária baiana, com foco no fortalecimento da agricultura familiar, através da prestação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), Pesquisa e Classificação de Produtos de Origem Vegetal, fomento em agropecuária e agroindustrialização. A empresa também visa estimular e apoiar iniciativas de desenvolvimento rural sustentável, com atividades agrícolas e não agrícolas.

Comemorações

No Centro de Treinamento da Empresa foram realizados o café da manhã e as palestras sobre agricultura familiar, ministradas por Argileu Martins da Silva, diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrária (MDA), e por Nicolau Shaun, assessor da presidência da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em agricultura familiar.

A abertura do evento contou com a participação do presidente da EBDA, Elionaldo de Faro Teles, dos palestrantes, técnicos da empresa, Antônio Carneiro Rosário e Darcy Regis; diretor de Agricultura, João Bosco Ramalho; e da chefe da Divisão de Gado de Leite, representando o diretor de Pecuária, Isa Porto.     

Durante sua palestra Argileu Martins da Silva destacou a capacidade de mobilização e a credibilidade que a extensão rural tem. Já Nicolau Shaun enfatizou a importância da interação entre agricultores e extensionista baseada em uma relação de afetividade, emoção e cooperação.

Já no Salvador Shopping, na Praça de Serviços (G1), a empresa iniciou ontem e segue até domingo (6), uma exposição, aberta ao público, das 9 às 22 horas. Com mais de 400 visitantes, só no primeiro dia, a exposição exibiu as principais ações e serviços realizados pela EBDA. A mostra marcou a abertura oficial das comemorações de 20 anos da EBDA e o lançamento do “Jornal Novo Dia – 20 anos EBDA”.

Jornal Novo Dia

Na sua 242ª edição, o jornal semanal da EBDA, Novo Dia, foi reformulado e ampliado para as comemorações dos 20 anos da empresa. “O objetivo é sempre melhorá-lo e fazer com que ele se torne uma referência de comunicação”, ressalta o presidente Elionaldo de Faro. “A emoção me pegou de surpresa”. Foi com essa declaração que o técnico da EBDA, Cândido Nunes de Vasconcelos, conhecido como Cândinho, iniciou seus agradecimentos pela homenagem prestada pela EBDA ao trabalho desenvolvido por ele na empresa. Candinho finalizou agradecendo a maneira generosa com a qual diretoria da empresa tem apoiado os projetos.

Com mais de 2.000 profissionais, entre pesquisadores, extensionistas, pessoal de apoio e administrativos, a EBDA, que hoje em dia atua nos 417 municípios do Estado da Bahia, foi constituída, incorporando as atividades de pesquisa, desempenhadas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária da Bahia (Epaba) e as ações da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Bahia (Emater-BA). A sociedade tem como acionistas o Governo do Estado e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

(Ascom Seagri)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *