PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS CONTA COM IMPLANTAÇÃO DE ESPÉCIES DA CAATINGA NA ORLA DA CIDADE.

blogqsp_revitalizacaoorla1 Um projeto desenvolvido pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) promete dar uma nova paisagem às margens do Rio São Francisco, nas imediações da Orla II da cidade.

Trata-se do Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), que em sua primeira etapa já conta com a implantação de espécies como mulungu, caraibeira, juazeiro, ingazeira , dentre outras, típicas do bioma caatinga. Além de suprimir algarobas, a iniciativa pretende recompor a mata ciliar.

As mudas já implantadas são irrigadas por micro aspersão, com água direto do São Francisco, duas vezes por semana, por um período de seis horas. Todo o processo de crescimento é acompanhado por um técnico da AMMA. “Nós sempre observamos se a planta está crescendo dentro dos padrões normais, se não está sendo acometida por nenhuma praga”, enfatiza o técnico Francinaldo Ferreira.

De acordo com o técnico agrícola, as plantas após superarem as adversidades iniciais, ganham visibilidade em um prazo de até dois anos. “Aquela área tem um solo salinizado, tem a questão do leito do rio, enfim, são questões que de certa forma interferem no processo de crescimento das espécies. Essas mesmas plantas em outras condições, podem crescer de maneira mais rápida. Mas estamos dando todo o suporte para que, em breve, a população de Petrolina possa ver as modificações positivas causadas pelo PRAD”, pontua Ferreira. blogqsp_revitalizacaoorla2

“Temos a permanente preocupação de conservarmos e preservarmos o meio ambiente. Na área ribeirinha, por exemplo, tem a questão da mata ciliar. Com o programa de Recuperação de Áreas Degradadas pretendemos possibilitar um maior equilíbrio ambiental, com a utilização de plantas nativas da caatinga”, destaca o diretor presidente da AMMA, Gleidson Castro.

Texto: ASCOM AMMA/Texto: Roseanne Albuquerque

Foto: Arquivo AMMA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *