Secretaria da Saúde de Juazeiro e INSS promovem palestra sobre benefícios previdenciários

A Secretaria da Saúde de Juazeiro, através da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) em parceria com o INSS realizou palestra educativa sobre “Benefícios Previdenciários e Assistenciais” nesta terça-feira (25) no auditório do CAIC. A palestra foi direcionada para a Equipe de Saúde da Família (ESF) da Malhada da Areia (CAIC), Codevasf, Argemiro, Piranga I e II, e foi ministrada pela assistente social do INSS, Socorro Leite e pelo servidor do órgão, Robson Ramos de Andrade.

Médicos, enfermeiros, agentes de saúde, dentistas, estagiários e profissionais do NASF puderam tirar suas dúvidas sobre a Lei Previdenciária e aprender um pouco mais sobre os benefícios disponibilizados ao segurado, informou o assistente social do NASF, Gilberto Gomes.

Segundo o assistente social, a ação além de qualificar os atendimentos da ESF, visa também ajudar o trabalho do INSS, disseminando as informações para as famílias. “Os profissionais estarão mais instruídos e poderão atender melhor a comunidade, que questiona sobre vários assuntos. O evento também faz parte do prosseguimento das ações relativas ao Plano de Educação Permanente, elaborado pela Secretaria da Saúde, para os profissionais”, enfatizou Gomes.

Para a agente de saúde do CAIC, Ozana da Silva Dantas, é a primeira vez que o município intensifica ações educativas com os profissionais, trazendo a equipe do INSS para a unidade. “Sou agente comunitária há oito anos e nunca recebi esta atenção tão especial. Conhecer melhor os benefícios é muito importante, pois lidamos diariamente com várias situações, tanto na área da saúde como do social”, explicou.

De acordo com o servidor Robson Ramos, a parceria com a Secretaria da Saúde é necessária para que o INSS se aproxime cada vez mais da população. “O órgão já possui um trabalho de Educação Previdenciária e levar as informações para profissionais que estão em contato diário com as pessoas é muito bom. Nós percebemos que os segurados, muitas vezes, não sabem os direitos que possuem com relação a benefícios para idade avançada, doença, gravidez, dentre outros. O trabalho em conjunto sempre traz melhores resultados”, afirmou.

Foram debatidos temas como: auxilio-doença, pensão por morte, salário maternidade e Benefícios de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), dentre outros.

(Vânia Castro – Ascom Juazeiro)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *