Prefeito Julio Lossio anuncia investimentos e avanços para os professores durante a comemoração da categoria

Uma noite de boas notícias para todos os professores municipais e com direito a entrega de troféus. Assim foi realizada pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, a comemoração dos docentes na última sexta-feira (21).  A homenagem foi marcada pelos anúncios de investimentos na educação proferidos pelo prefeito Julio Lossio aos mais de 1.900 professores que compõem a rede municipal de ensino. Na solenidade, também estiveram presentes o vice-prefeito Domingos Sávio Guimarães, a Secretária de Educação, Célia Regina Carvalho e demais secretários municipais, além da psicóloga e escritora do Instituto Alfa e Beto, Denise Rocha Mazzuchelli e convidados.

Na festividade, não faltaram homenagens aos mestres da educação que puderam ouvir mensagens, assistir vídeos especiais, ser premiados e receber informações positivas no que concerne às ações e reconhecimentos pela Prefeitura de Petrolina.

Durante a celebração foram entregues 36 “Troféus Professor Destaque 2011” pelo reconhecimento dos profissionais que se destacaram com a maneira de aplicar as metodologias pedagógicas aos alunos durante o ano letivo. “É muito gratificante poder ser reconhecido pelos trabalhos realizados com nossos alunos, uma satisfação muito grande”, declarou o professor da Escola Municipal Profº Ricardo Rodrigues de Miranda, Ronaldo Antônio, um dos ganhadores do troféu.

Os docentes presentes receberam informações anunciadas pelo prefeito Julio Lossio que se comprometeu a pagar o 13º salário a todos os professores contratados, mesmo sendo algo não exigido por lei. O prefeito também se comprometeu a pagar valor retroativo referente ao aumento de salários dos professores em uma única parcela. Outras novidades proferidas foram a entrega de computadores para todos os professores concursados e a aquisição de 35 projetores interativos que possuem diversos recursos digitais e alta resolução e qualidade que inovarão os métodos de ensino nas escolas municipais.

“Terei o sonho de poder receber o 13º salário, então essa foi uma excelente notícia recebida nesta noite”, afirmou com muita alegria, a professora da Escola Municipal Prof.º José Joaquim, Aparecida Belarmino.

Segundo a Secretária de Educação, Célia Regina Carvalho, a satisfação em homenagear os profissionais de educação é um sentimento de plenitude. “Valeu a pena todos os esforços e desafios enfrentados para fazermos as correções que precisávamos sem perder o foco com a educação de qualidade e poder mostrar atualmente o resultado. A autoestima do professor hoje é enaltecida pela valorização que damos a esses profissionais”, destacou. Na ocasião, a Secretária de Educação também comentou sobre os avanços ocorridos na educação, como por exemplo, a equiparação salarial definida no mês de setembro através da Lei Municipal nº 2.401, em que foi concedido o piso salarial profissional nacional, em consonância com a Lei Federal nº 11.738, que contempla desde o professor regime rural e magistério nível médio, até os demais professores, com reajustes variáveis de 10% a 21% de acordo com a classe e o nível de cada docente.

“Nós estamos vivendo um momento hoje de muita felicidade, porque plantar é uma opção e colher é um resultado para aqueles que plantam, por isso, estamos colhendo bons frutos na educação. Mais de 90% das escolas possuem laboratórios de informática, várias salas de aulas foram construídas e temos no município um programa que está revolucionando a Educação Infantil, o “Nova Semente. Sabemos que tivemos dificuldades com a aceitação da nucleação, mas os frutos colhidos hoje são resultados da contenção realizada através desse processo. E com alegria parabenizamos todos os professores municipais, porque bem mais do que a importância do gestor municipal, da secretária de educação ou do diretor escolar, o processo de transformação do cidadão só acontece através da educação realizada pelos professores”, ressaltou o prefeito Julio Lossio.

O feriado do dia 15 de outubro “Dia do Professor” foi instituído através do Decreto nº 52.682, em 14 de outubro de 1963, pelo Presidente do Brasil na época, João Goulart. A comemoração da última sexta-feira (21) foi finalizada ao som da Orquestra Fernando Júnior, que animou todos os presentes com muita música.

(Élida Maria – Ascom Petrolina/ Foto: Gilson Pereira)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *