CONCURSO ARTÍSTICO PEDAGÓGICO DO SAAE MOBILIZA ESCOLAS DE JUAZEIRO

BlogqspsaaeMais de 300 trabalhos entre desenhos e vídeos documentários participaram do concurso artístico pedagógico promovido pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE/Juazeiro em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Ordem Pública em comemoração ao Dia Mundial da Água.

Com o tema ‘Nossa Água: Fonte de Vida e Energia’, o objetivo do concurso foi o de estimular, valorizar e incentivar a criatividade dos estudantes revelando sua arte, seus talentos despertando nos mesmos a importância do uso consciente da água.

Participaram do concurso escolas municipais, estaduais e particulares que se integram em favor dos valores culturais e da criatividade dos seus alunos.

Os vídeos e desenhos vencedores obedeceram aos critérios estabelecidos no regulamento do concurso e foram premiados no último sábado (22 – Dia Mundial da Água) durante o Circuito Esportivo “Só para elas”, promovido pela Prefeitura de Juazeiro através da Liga Desportiva Juazeirense, realizado durante todo o dia no Parque Lagoa de Calu.

A Escola do Cisne venceu o concurso na categoria vídeo documentário e ganhou uma máquina copiadora. A segunda colocada foi a Escola Municipal Bom Jesus, do NH1, que levou uma caixa amplificada com microfone. A estudante Maria Luisa Guedes (5º ano), da Escola Recanto do Pequeno Príncipe foi a primeira colocada no concurso de desenho, ganhando um tablet; já o aluno da Escola Municipal Guiomar Lustosa, Amadeus Lima da Silva (7º ano), ficou com a segunda colocação sendo premiado com um aparelho de telefone celular.

Outros dois desenhos que, apesar de não terem obedecido ao tema proposto, chamaram à atenção da Comissão Organizadora pela riqueza de detalhes e potencial artístico dos seus autores, foram também premiados pela direção do SAAE. Iariel Pratrick Gomes Santos (7º ano) do Colégio Municipal Paulo VI e Marcos Reydner (9º ano) do Colégio da Policia Militar receberam também um tablet e um aparelho de telefone celular como incentivo ao trabalho apresentado.

Para a gestora da Escola do Cisne, Conceição Aguiar, ter participado do concurso foi muito gratificante, pois instigou a criatividade dos alunos. Ela agradeceu a direção do SAAE, afirmando que incentivos como esses contribuem para o pleno exercício da cidadania e desperta as boas ações em defesa do meio ambiente.

Eufórica pela conquista uma das coordenadoras da Escola Municipal Bom Jesus, Joana Lima, disse que o mais importante foi o envolvimento dos alunos que se integraram com os professores para a realização dos trabalhos.

Durante o evento foram também distribuídos mudas de plantas nativas, panfletos educativos e cartilha para colorir, com a Declaração Universal dos Direito da Água.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Ordem Pública, Edvam Gonçalves, eventos como esses além de mobilizar os estudantes despertam a consciência dos mesmos sobre a importância de se preservar o meio ambiente. “Vamos continuar trabalhando nesse sentido para que juntos possamos construir um mundo melhor para todos”, disse Edvam.

O diretor do SAAE, Joaquin Neto, reforçou o compromisso do órgão em continuar desenvolvendo ações na melhoria do abastecimento de água em todo o município sem esquecer, no entanto, de valorizar e incentivar eventos dessa natureza que despertam nos estudantes o interesse pelas artes e a busca por um ambiente cada vez mais sadio. “Enfrentamos a cada dia um novo desafio de levar nossos serviços a toda população, diante do acentuado crescimento de Juazeiro nos últimos anos. Estaremos também integrados em todas as ações que valorizem a educação, o esporte, a arte e a criatividade de jovens talentos como estes que vimos hoje aqui. Parabéns a todos!”, concluiu Neto.

Por Antonio Pedro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *