VII Conferência Municipal debateu ações práticas para efetivação dos Direitos da Criança e do Adolescente

A VII Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente reuniu nesta quarta-feira (19), no auditório do Sest/Senat em Petrolina, sociedade civil, órgãos públicos, Organizações Não-Governamentais e gestores escolares a fim de discutir a implementação e efetivação de políticas públicas eficazes que façam valer os direitos das crianças e adolescentes. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Petrolina, através do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e contou com o apoio do Poder Judiciário/Vara da Infância e Juventude e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco.

A Conferência teve em sua programação apresentação artística-cultural, palestras, oficinas temáticas e votação para a escolha dos delegados que irão representar o município na Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente. “Através dessa Conferência, estamos efetivando a cidadania e os direitos das crianças e adolescentes, isso é reflexo da gestão do prefeito Julio Lossio que objetiva levar conhecimento, programas e ações sociais às crianças e adolescentes de Petrolina”, considerou a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia de Carvalho, que também foi uma das palestrantes.

Com o tema “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Criança e do Adolescente”, a VII Conferência foi dividida em cinco eixos temáticos: Promoção dos direitos da criança e do adolescente; Proteção e defesa dos direitos; Protagonismo e participação de criança e adolescente; Controle social da efetivação dos direitos e Gestão política nacional dos direitos humanos de criança e adolescentes.

A Promotora da Infância e Juventude de Petrolina, Cíntia Micaella Granja, foi uma das palestrantes e considerou a proposta da Conferência fundamental porque a discussão avança para ações que concretizam os direitos das crianças e adolescentes. “Hoje se procura não estudar os direitos em si, que já são conhecidos desde a constituição de 1988, que são os direitos humanos em geral, mas sim o modo de implementar, efetivar e concretizar esses direitos na prática, por isso nada mais justo do que trazer a sociedade para debater o que nos interessa como prioridade efetivar”, afirmou.

Outro objetivo da VII Conferência é fortalecer o relacionamento entre o Governo e a sociedade civil para colocar em prática ações em prol das crianças e adolescentes, bem como elaborar propostas para subsidiar o plano decenal. “O mundo enfrenta desafios diante da necessidade de efetivar ações dos direitos das crianças e adolescentes e isso precisa mudar, mas toda mudança precisa começar em nós mesmos para que todos participem e os resultados positivos apareçam significativamente”, concluiu o vice-prefeito Domingos Sávio Guimarães.

(Cintia Sacramento – Ascom Petrolina/Fotos: Gilson Pereira) 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *