PREFEITURA FIRMA CONTRATO COM FGV E SERVIDORES DE JUAZEIRO GANHAM O PCCR

Ilustração
Ilustração

Os trabalhos para a construção do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) dos servidores municipais de Juazeiro foi iniciado na manhã desta quinta-feira (13), quando o prefeito Isaac Carvalho assinou com a Fundação Getulio Vargas o contrato para a elaboração do documento.

O ato contou com a presença de servidores, sindicatos, secretários, vereadores, entre outras representações. Os detalhes de como será feito esse estudo, bem como o produto final foi detalhado pelo representante da FGV, George Barbosa. “O trabalho consiste em etapas: a primeira passa pelo diagnóstico; a segunda pela elaboração do plano propriamente dito, que é o estudo dos cargos e o mapeamento das necessidades da prefeitura; depois essas informações são cruzadas para que possamos modelar o melhor Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações para a administração”, apresentou Barbosa. Aliado a isso, a Fundação ainda terá que realizar o processo de progressão onde todos os servidores serão submetidos a uma avaliação para que possam ascender na carreira durante sua estada na gestão.

Ainda de acordo com George Barbosa, o PCCR servirá de base para as próximas gestões realizarem, por exemplo, concursos públicos, bem como investir na qualificação dos servidores. O contrato assinado no dia de hoje (13/2) tem um prazo de um ano. “Dentro de 15 dias estaremos retornando com a nossa equipe para o primeiro encontro, quando estaremos definindo um cronograma de execuções de todas as atividades propostas no contrato”, concluiu.

Segundo a Secretaria de Administração, o município já tem um PCCR desde 97 – a Lei 1.520 que nunca foi posta em prática. “Esse era um objeto totalmente inexequível, irreal. Estaremos agora sim, construindo um plano que atenderá aos interesses de todas as categorias. Quero agradecer a todos os sindicatos pela compreensão e dizer que esse será um trabalho construído coletivamente porque esse é um governo que pensa, valoriza e cuida do servidor”, colocou a titular da pasta, Maéve Melo, durante sua fala.

Para as categorias o momento é de conquista. “Mais um desafio superado. Queremos parabenizar pela sabedoria que os sindicatos tiveram em sentar à mesa para negociar com o governo, pois com o plano valorizamos nosso trabalho e, com isso, poderemos atender melhor a população”, disse Cícero Sales presidente do Sinserp.

“É o primeiro passo. O prefeito acertou. Todos os trabalhadores, não só do SAAE, mas todas as secretarias do município precisavam desse apoio. Agora é aguardar essa discussão conjunta”, disse Ari Carvalho do Sindae.

Também estiveram presentes Luiz Alberto Oliveira do Sindicato dos Guardas Municipais, Telma Marineide do Sintrab-Saúde, Antonio Carlos da APLB, o presidente do Sintase, Jorge Brandão e Rosinaldo Alves da Assogestran – Associação dos Agentes de Trânsito e Transportes do município.

O prefeito Isaac Carvalho considerou o momento como mais um grande passo dado pela gestão. “Debatíamos isso desde 2009 quando criamos algumas políticas de valorização do servidor, que resultaram, por exemplo, na realização dos concursos para as áreas de Educação, SAAE e Saúde, e recuperação da defasagem de algumas categorias, além de outros incentivos. E agora de forma mais profissional e ainda mais sistematizada vamos poder criar e deixar um produto que vai com certeza ser bom para o servidor e para a sociedade”, expressou o prefeito agradecendo a todos os Sindicatos dizendo que o plano só poderia ser pensado de forma integrada porque esse gera impactos financeiros ao município, carece de um estudo de projeção da carreira do servidor e não poderia ser feito de forma amadora.

“O Plano visa garantir políticas claras, com responsabilidade para que possamos garantir ao servidor seus direitos e o bom serviço da gestão. Considero uma grande iniciativa porque vai mexer não só com a vida dos servidores, mas de todo o município”, encerrou o prefeito informando que ainda este ano estará realizando concurso público para a administração municipal.

ASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *