SECRETARIA DE SAÚDE DE PETROLINA REALIZA 2º LIRAA 2014

BLOGQSP.DENGUE Entre hoje (10) e 14 deste mês, a Gerência de endemias, da secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, irá realizar mais um levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) 2014.

A pesquisa, que acontece a cada dois meses, serve como mecanismo de orientação para identificar as áreas de riscos, onde podem ocorrer infestações do mosquito transmissor da Dengue.

Para esse levantamento a secretaria municipal de saúde irá mobilizar 123 profissionais da Vigilância em Saúde, entre agentes de Combate as Endemias (ACE) e supervisores técnicos. O gerente de endemias, Jailson Araujo, explica qual o objetivo do LIRAa. “Essa pesquisa tem o objetivo de identificar as possíveis áreas de risco de infestação do mosquito da dengue em Petrolina, com o levantamento podemos traçar planos de ações de combate ao vetor alem da oportunidade de estar orientando cada petrolineses sobre os riscos de água parada em casa”, explicou.

O LIRAa é preconizado pelo Ministério da Saúde(MS) como instrumento de monitoramento e avaliação do Programa Nacional de controle da Dengue, e é a principal ferramenta de dados que possibilita o monitoramento e mapeamento de todas as áreas e territórios.

Durante o período da pesquisa, os agentes também realizam ações educativas, orientando a população a cerca dos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito.

Aurilio Marcos- ASCOM Sesau

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *