Semiárido faz em Ribeira do Pombal mais uma Conferência Territorial de Juventude

A juventude do Semiárido Nordeste II realizou hoje (14), mais uma Etapa Territorial da Conferência de Juventude, que reuniu jovens de quase tods as 19 cidades que compõem o território. À semelhança do que já ocorreu em outras etapas, as prioridades temáticas estabelecidas foram: Autonomia juvenil – Educação, Engajamento e Organização, além do Reconhecimento à Diversidade : mulheres, jovens em conflito com a lei e jovens com deficiência.

Durante o evento, foram também eleitos 51 delegados à Conferência Estadual, que reunirá um total de 1600 delegados, num universo de cerca de 2 mil participantes. Até o momento, já foram realizadas cerca de 240 conferências municipais – mais da metade das 417 cidades baianas – e mobilizados mais de 50 mil jovens em todo o Estado. A expectativa é de que esse número chegue a 70 mil envolvidos nos debates prévios.

A abertura da conferência, às 10 horas, na Escola Evência Brito, também seguiu o rito dos demais eventos que o governo baiano vem realizando em todos os 26 Territórios de Identidade do Estado. Começou com uma apresentação de teatro estimulando a participação juvenil, cântico dos hinos da Bahia e do Brasil e formação da mesa.

Rosane Moura representou a organização da conferência , o vice-prefeito de Ribeira do Pombal, Jairo Monteiro, representou o município, o atual Coordenador Estadual de Juventude, Vladimir Pinheiro, o secretário de Relações Institucionais, Cézar Lisboa, e o ex-coordenador de Juventude, Éden Valadares, o governador Jaques Wagner.

Ao saudar os participantes, o vice-prefeito elogiou as delegações de municípios vizinhos presentes à Conferência, disse entender “as dificuldades de outras cidades chegarem até aqui” e frisou: ” a juventude é o hoje”. Vladimir Pinheiro destacou que o processo da conferência mostra a intensidade da participação juvenil, ao contrário do que se pensa. Essa geração se interessa sim pelas questões do seu tempo”, concluiu.

Éden Valadares lembrou que os jovens são definidos hoje por vários parâmetros, mas a juventude “é, sobretudo, uma condição social. “Porisso exige políticas públicas específicas. Se antes, cinco ou sete gestores de reuniam para definir tudo que fosse de interesse do jovem, agora é outra coisa. Vocês é que fazem seus caminhos. Acertamos mais quando ouvimos a sociedade civil organizada”, disse ele, ao lembrar a mobilização da juventude em todos os cantos do planeta por conta da crise econômica mundial.

Entre outras cidades que compõem o Território Semiárido Nordeste II, estiveram presentes representantes de Banzaê, Pombal, Nova Soure, Cipó, Cícero Dantas, Heliópolis e Euclides da Cunha.

(Paulo Renan – Ascom Gov. Bahia)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *