Mais de 590 crianças já foram atendidas pelo Projeto Ouvir para Aprender

Diagnosticar precocemente a perda da audição em crianças, para que elas não tenham um atraso no seu desenvolvimento e aprendizado devido a uma possível deficiência auditiva. Foi com este propósito que o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, colocou em prática o Projeto Ouvir para Aprender, desenvolvido primeiramente nas unidades do Nova Semente, programa também idealizado pelo gestor municipal, que visa garantir assistência a crianças de zero a seis anos de idade. Até o momento foram atendidas mais de 590 crianças, dos Centros Educacionais já inaugurados.

O Projeto foi criado para identificar problemas auditivos ainda na primeira infância, uma vez que cerca de 10 a 15% das crianças em idade escolar possuem deficiência auditiva leve e cerca de 2% precisam do uso de aparelhos de amplificação sonora. Estudos comprovam que recém nascidos podem apresentar problemas auditivos ou desenvolve-los nos primeiros anos de vida. Quando detectado a tempo é possível reverter quadros que envolvem complicações na fala, uma vez que as crianças precisam ouvir para aprender a falar.

Desde a implantação do Ouvir para Aprender, 596 crianças já foram avaliadas, onde 465 ouvidos apresentaram alterações como hiperemia de membrana timpânica, espassamento de membrana timpânica, infecções, além de outros quadros característicos do sistema auditivo. Destes, 503 responderam ao tratamento e apenas 93 continuaram apresentando falhas. Essas crianças foram encaminhadas para o Centro Auditivo para que pudessem ser realizados exames mais específicos.

De acordo com o médico otorrinolaringologista do Centro Auditivo e coordenador do projeto, José Britto Veiga, quando deficiências auditivas são detectadas tardiamente, a criança pode desenvolver problemas na fala, alfabetização e sociabilidade. “Estamos realizando um trabalho para ajudar aquele pai ou aquela mãe que não consegue perceber a tempo que o filho tem alguma dificuldade auditiva. Quanto antes fizermos esse diagnóstico, fica mais fácil reverter o quadro e assim podemos dar condições da criança se desenvolver sem que ocorra alguma tipo de atraso, pois sabemos que a deficiência auditiva pode gerar problemas de sociabilidade, na fala e alfabetização destes pequenos”, complementa.

Até o momento foram iniciados os trabalhos em 12 Centros Educacionais, dos bairros Henrique Leite, Gercino Coelho, Alto da Boa Vista, Vale do Grande Rio, Jardim Amazonas, Vila Eduardo, Ponta da Serra, Projetos N8, N10, N6 e N11 . Dentro do cronograma do Projeto Ouvir para Aprender também esta previsto atendimento para todas as Unidades do Programa Nova Semente, que até o momento contempla mais de 2.550 crianças de 42 Centros Educacionais.  Os casos detectados, são analisados, investigados e as crianças são encaminhadas para o tratamento adequado.

Teste da Orelhinha – Outra forma de descobrir problemas no sistema auditivo é através da realização do exame de Emissões Otoacústicas Evocadas, conhecido popularmente como Teste da Orelhinha. O procedimento é realizado em Petrolina pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro Auditivo, toda sexta-feira, das 8h às 12h. Os recém-nascidos passam por uma avaliação auditiva, com o objetivo de diagnosticar precocemente uma série de doenças, como a perda da audição, sejam elas leves ou mais graves. O Ministério da Saúde estima que no Brasil de cada mil crianças nascidas, de três a cinco possuem deficiência auditiva, e que apenas 13% dos bebês nascidos em hospitais do SUS tenham feito o teste.

(Taisa Alencar – Ascom Petrolina)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *