Colégio Paulo VI lança “Leitura na Sexta” e ganha Biblioteca Itinerante

O mundo encantado da leitura, que proporciona uma nova perspectiva sobre a vida, foi explorado nesta sexta-feira (7), durante o lançamento do projeto “Leitura na Sexta”, do Colégio Municipal Paulo VI. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC), e tem como objetivo formar leitores, além de diminuir o número de faltas no último dia da semana. Como reforço extra, a unidade de ensino recebeu também nesta manhã uma Biblioteca Itinerante, que garante os instrumentos pedagógicos necessários para o desenvolvimento do programa. 
 
O projeto beneficiará cerca de 500 alunos, do pré a 5ª série. “Toda semana nós reuniremos esse estudantes, em espaços como barraca da leitura; tapete da leitura; cantinho dos contos, fábulas e cantigas de roda; letras viajantes; leitura e diversão. Através dos livros, e de outros instrumentos pedagógicos e lúdicos, os professores irão trabalhar os gêneros textuais orais e escritos, desenvolvendo a formação das potencialidades e do pensamento”, explicou a coordenadora pedagógica Rita de Cássia Ferreira. 
 
Sobre a Biblioteca Itinerante, que já beneficiou mais de 10 escolas da Rede Municipal de Ensino através do projeto “É Hora de Ler” lançado em 2010, a coordenadora garante que chegou no momento certo.  “Me emocionei quando vi o material. Fiquei realmente encantada, e com certeza essa biblioteca será o grande diferencial para nossa iniciativa”, justificou. Segundo a gestora Deijalva de Oliveira Rocha, “Leitura na Sexta” foi concebido pela coordenação pedagógica e tem a pretensão de chegar a outras escolas. “Esse projeto não se restringirá ao Paulo VI, queremos levá-los a outras unidades de ensino e para isso contaremos com o apoio da SEDUC”, confirmou. 
 
A Diretora de Ensino Fundamental, EJA e Educação Especial, Sônia Passos, reconheceu o trabalho dos envolvidos e também falou sobre a Biblioteca Itinerante. “É muito bonito ver esse ambiente de cultura que envolve a todos hoje. O projeto é bacana e converge com os interesses da SEDUC de formar leitores e atingir as metas de livros lidos mensalmente. A Biblioteca possui mais de 350 títulos, e sem dúvida contribuirá nesse sentido”, avaliou. Já a Diretora Executiva da SEDUC, Lucinete Alves, deixou a seguinte mensagem, “dentro dessa caixinha tem um mundo muito grande e espero que vocês possam usufruí-lo de maneira positiva”. 
 
Durante o lançamento também foram apresentadas peças teatrais e representadas histórias infantis através de personagens vivos. Os cantinhos da leitura fizeram sucesso entre as crianças. Nirithi Rafaela Rodrigues, de 9 anos, gostou bastante. “Achei tudo muito bom, principalmente a oportunidade que estamos tendo de estudar e de participar de momentos como esse. Com a leitura a gente aprende muito mais coisas sobre o mundo que vivemos”, contou a estudante do 2º ano. A colega Aline Campos, da mesma idade, também aprovou, “o bom é que a gente aprende e toma gosto pela escola”.

(Anna Monteiro – Ascom Juazeiro)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *