Diocese de Petrolina empossa novo Bispo


Centenas de católicas recepcionaram na tarde de ontem,   novo Bispo Diocesano, Dom Manoel dos Reis de Farias, que  substitui o Bispo Emérito de Petrolina e atual Administrador Apostólico, Dom Paulo Cardoso. A festa da chegada começou na Serra da Santa onde ele recebeu as boas-vindas do prefeito Julio Lossio e a chave da cidade, e logo após seguiu em carreata pela Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio até a Catedral onde ocorreu a nomeação de posse.

Em seguida a população acompanhou a missa campal concelebrada na concha acústica ocasião em que o novo pastor da diocese de Petrolina se dirigiu a multidão

Biografia

Dom Manoel dos Reis de Farias é pernambucano, nascido em Serra Verde, município de Orobó. Na sua trajetória religiosa cursou Filosofia, no Instituto Estrela Missionária em Nova Iguaçu (RJ) e Teologia, na Escola Teológica do Mosteiro de São Bento, em Olinda (PE); formou-se em Direito Canônico pelo Instituto Superior do Rio de Janeiro e filiou-se à Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Dom Manuel já exerceu os seguintes ministérios na Igreja: Reitor da Casa de Formação dos Seminaristas da Diocese de Nazaré-PE (1985-1986); Vice-Reitor do Seminário Arquidiocesano de Olinda e Recife (1987); Pároco de São Sebastião, em Machados-PE (1988-1990), entre outros. Em 2001, Dom Manuel recebeu a consagração episcopal em Patos – PB, onde permaneceu até então, conquistando a população da diocese, sempre tendo preocupações com os jovens na luta contra as drogas, instalando, inclusive, uma fazenda denominada “Fazenda Esperança”, no intuito de ajudar nessa luta.

O novo Bispo receberu o governo da Diocese das mãos do Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, através de entrega simbólica do báculo episcopal (cajado) acompanhada pelo clero e por um grupo de 150 religiosos.

“Agradecemos a Dom Paulo pelo compromisso ao longo de mais de 20 anos que assumiu a frente da Diocese de Petrolina, e com alegria receberemos o novo Bispo porque sabemos que esse é um grande momento para todos nós religiosos de Petrolina”, enfatizou o prefeito Julio Lossio.

A Diocese

O novo Bispo será o 7º na história diocesana de Petrolina que contempla oito municípios vizinhos: Orocó, Santa Maria, Lagoa Grande, Dormentes, Santa Cruz, Santa Filomena, Afrânio e Petrolina, que há 26 anos eram governadas pelo atual Administrador Apostólico, Dom Paulo Cardoso da Silva, que teve seu trabalho religioso direcionado ao lema: “Evangelizar os pobres”, pautando-se numa linha missionária e vocacional.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *