DOCUMENTÁRIO SELECIONADO PARA FESTIVAL, RETRATA ANTIGOS CARNAVAIS DE JUAZEIRO

BlogqspcarnavalDos antigos carnavais de Juazeiro-BA até os dias atuais, o documentário ‘Adeus Adeus, Carnaval’ faz um passeio breve sobre a história na cidade que viu nascer muitos símbolos da música, como criador da bossa nova, João Gilberto, a musa do axé Ivete Sangalo, o artista multifacetado Mauriçola (Maurício Dias), o talentoso Dewilles, Nilton Miranda, entre tantos outros que orgulham todos do local.

As antigas escolas de samba, as madames fantasiadas e escondidas, o trio elétrico feito de carro de lixo e os grandes bailes carnavalescos de Juazeiro (BA).

Este é o universo que emergiu da memória dos antigos carnavais e que estão presentes no documentário “Adeus Adeus, Carnaval” (2010), selecionado para compor a Mostra Informativa Nacional 2010 do Festival de Cinema Universitário da Bahia, onde foram selecionados os 50 melhores trabalhos.

O documentário, dirigido pelo jornalista Wllyssys Wolfgang e produzido pelos alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), é construído através de relatos e imagens que cadenciam lembranças que estavam fadadas ao desaparecimento, no entanto, são resgatadas e expostas ao público. “É um verdadeiro exemplo de como trabalhar a memória local e a história oral em suporte audiovisual” afirma Wllyssys.

Além de “Adeus Adeus, Carnaval” (doc, 2010), Wllyssys Wolfgang também dirigiu os curtas ‘Ser Tão Avoador’ (ficção, 2013), ‘Lagoa do Alegre’ (Doc, 2012), ‘Vida e Verso – Conceição'(doc, 2012), os documentários “Minha vida: Sertão” (2008) e “Navegantes do Velho Chico”(doc, 2010), além do anime de cordel “A Saga de um Corno” (2009), que representa a beleza e estética do cordel através bonecos de massa / stop motion. Entre prêmios e indicações foram mais de 20 nestes trabalhos.

O Documentário está no link:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *