Petrolina é destaque em Encontro Nacional Sobre Cidades Médias

Representando o prefeito Julio Lossio, o Diretor-Presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente de Petrolina – AMMA, Geraldo Júnior, esteve na cidade de Maceió (AL), na manhã de ontem (06), onde participou da mesa-redonda “Dilemas e desafios das cidades médias”, no II Encontro Nacional sobre Cidades Médias no Brasil. O evento, que reúne os principais pesquisadores do país nesse campo de estudo, contou com a participação de apenas três cidades: Petrolina (PE), Arapiraca (AL) e Campina Grande (PB).

Organizado pelo Mestrado em Economia da Universidade Federal de Alagoas (FEAC-UFAL) e pelo Centro Internacional Celso Furtado, o encontro tem como objetivo refletir sobre os desafios, oportunidades e problemas das cidades brasileiras de médio porte, a partir da montagem de um amplo banco de dados multidisciplinar com informações sobre a temática. A programação deste ano está focada em temas como desenvolvimento econômico e sustentabilidade ambiental, inserção federativa e planejamento urbano, relações interinstitucionais e organização dos espaços urbanos.

De acordo com o Diretor-Presidente da AMMA, Geraldo Junior, um dos temas mais abordados na mesa-redonda foi a penalização sofrida pelos municípios diante do atual sistema tributário, no qual 65% dos impostos arrecadados ficam com o Governo Federal, 25% com os Estados e apenas 10% com os municípios. Segundo o gestor, essa realidade fragiliza o pacto federativo harmônico que deve existir entre municípios, Estados e União. Além de Geraldo Junior, também participaram da mesa o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, e o representante do Ministério da Integração Nacional, João Mendes.

“Petrolina recebeu o convite da Rede Brasileira de Estudos Sobre Cidades Médias – REDBCM, justamente por sermos uma cidade de porte médio e estarmos promovendo um conjunto de reestruturações urbanas”, afirmou Geraldo Junior, explicando que essa característica do município chama a atenção de economistas, urbanistas e pesquisadores das mais diversas áreas. “Hoje, Petrolina está finalizando o seu plano de mobilidade, buscando a implantação de um veículo leve sobre trilhos integrado ao sistema de transporte viário, finalizando seus Planos de Habitação, Saneamento e a revisão do Plano Diretor Participativo. Isso é a estruturação de um conjunto de políticas setoriais que visam preparar a cidade para crescer ainda mais, porém de forma sustentável”, finalizou o Diretor-Presidente da AMMA, ressaltando que esse é o objetivo da Prefeitura Municipal.

A REDE – Sediada na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, a REDBCM é uma iniciativa conjunta do Núcleo de Estudos e Pesquisas Regionais e do Desenvolvimento – D&R e do Centro Internacional Celso Furtado – CICEF, apoiada pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia. A Rede, formada por pesquisadores de vários estados brasileiros, discute o desenvolvimento das cidades médias do ponto de vista científico.

(Eneida Trindade – Ascom Petrolina)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *