LÊDO IVO, DILZA MIRANDA E AS MENTES PENSANTES LIBERTAS

*Otoniel Gondim

blogqspminhaopiniaoAproveito o ensejo carnavalesco para atiçar um pouco de arte e cultura nessa cidade morna, outrora de bullyng ‘’ Cidade da Cultura ‘’. Juazeiro tem uma sorte danada, saudades de você amado leitor, de aos trancos – barrancos — tamancos ser um celeiro de ávidos artistas, por aí, por aqui e alhures.

Por mais que as condições para se trabalhar a ARTE E A CULTURA sejam inóspitas, a cidade continua tendo peças teatrais, musicais, exposições, esculturas. “É incrível a força que as coisas parecem ter quando elas precisam acontecer“, divinou o mestre Caetano Veloso.

A bem da verdade os obstáculos são criados não somente pelo poder público como também por um comércio apequeninado, insensível, anti-patrocinador e por grande parcela de uma sociedade atávica, preconceituosa, atolada na caretice.Por isso a cidade fica engessada aos olhos das artes e culturas em geral. Mas, vem que não tem, um dia tudo virá a ser do bem.

Que se batam nas pedras até furá-las. Leitor, há pouco foi recriada (esse governo viciou-se num tal de criar e acabar que dá dó ) a Secretaria de Cultura. Ainda não tive o prazer de conhecer o Secretário dessa pasta e os seus projetos, caso os tenham . Entretanto, os meus botões. cuecas, meias e zíperes me enchem de perguntas se há dotação orçamentária em real e real para incentivos, apoios. Se não, cára-pálida, apenas cabide de emprego à vista, acomodação assalariada para diletos amiguinhos do esquema. Nessa hora muita calma, Esperança Gondim é o meu nome. Quando torrada estiver a paciência, a revolta da ciência de uma oposição ferrenha, cobradora, porém muito séria, vem à tona com gosto , sem medo , ditando nomes. Pode crer. Ah, agora chega.

Estive em um papo ( coisa rara , infelizmente ) culto, profundo, alegre e diletante com o colega e amigo dos áureos tempos de Colégio Rui Barbosa, de teatro , de chopps. Amigo de datas, para o meu orgulho. Nada mais nada menos do hoje um maioral escultor e artista plástico , reverenciado tanto pelas obras como pelo ser humano pensante liberto que é. Cidadão do mundo . Quer emprestado, leitor, essas palavras dele? Tome : ‘’ A ARTE EM TODA A SUA CONFIGURAÇÃO NÃO PODE SER TÃO SOMENTE UM ENTE PALIATIVO. TEM QUE SER O ENTE DOMINANTE E TRANFORMADOR, AR ATMOSFÉRICO, NORTEADOR-MOR DE TODA UMA SOCIEDADE ‘’. E aí tergivessamos e rimos para não chorar sobre o poder da arte em Juazeiro. Esta cidade ribeirinha, a meu ver, está chatinha, pedinte, menino de rua, com a arte e a cultura a dois pés do abismo bestial. Não se pode tratar a arte e a cultura como se trata cavalos, vaquejadas, rodeios e Pablo, prefeito Isaac de Alcântara Carvalho! A arte e a cultura forçam o ser humano a trabalhar, ser operário e proletário. Se não, meu caro Watson, por que suar tanto pelo ganho salarial se não houver a música? Se não houver o cinema? Se não houver o teatro? Se não houver o quadro e a escultura? Se não houver o livro? Se não houver o …?

Ao leitor, um belo convite: Dia 07 de Fevereiro, Sexta-Feira próxima, um aprazível local será inaugurado no Angary, defronte a obra prima Nego D’água de Lêdo Ivo. Um espaço democrático, despreconceituoso, sublime para um boa música, recital, lançamento de livros, encontros de mentes pensantes, chopp, destilados, caris. Projetado pelo gênio imaginário de Lêdo Ivo. Imperdível. Ao amigo Lêdo, abraços.

Coisas lindas como essa ainda teimam em acontecer para nos alimentar o sonho de Juazeiro acordar uma Eldorado e Pasárgada.

Se me der licença, não saia daí não amigo leitor, comecei agora, quero vociferar ao gestor municipal Isaac Carvalho, ao pessoal da Juagro na prefeitura, ao Secretário Municipal de Saúde Dr. Cássio, que não custa nada um pouco de vergonha , humildade, humanidade, bondade, amor ao próximo: REABRAM OS HOSPITAIS E AS CLÍNICAS FECHADAS. E sem essa conversinha pra boi dormir de dizer, coisa feia!, que fecharam por que a cidade já tem órgãos de saúde demais, está entupida disso e o que falta são pacientes. O povo não é palhaço, estão me lendo entendendo? Pois bem, ordem de um cidadão: REABRAM! Peraí que não acabei não, Dr. Cássio e prefeito Isaac Carvalho: Por que torcem os narizes e escondem os rostos qual avestruz aos anseios justos dos Funcionários da Saúde? Ovos na cabeça já não lhes metem medo?

Pra não dizer que não falo de flores… Parabéns ao Secretário de Educação do Município Clériston Andrade. Um trabalho digno, glamouroso, forte, de resultados, até agora. Parabéns ao Dr. Joaquim Neto, direto do SAAE. Tem feito progressos numa área de larga carência. Parabenizo também o Assessor de Imprensa Fernando Veloso pelo sempre bom acolhimento a todos que o procuram . Viu que viu que sou bonzinho, Leitor?

Juazeiro enlutou-se há tempos. Anda de ré e rápido. Está feia, suja, escura, fedorenta, picos e serenatas de muriçocas, buracos, lixos e entulhos a migué. E um penca de vereadores, secretários e estrupícios políticos nem aí pra isso, nem pá ma´de coisa! Ficam assobiando e chupando cana ao mesmo tempo. Isso os fazem sentirem-se milagrosos. Desses 21 vereadores e tantos mais secretários me resevo o direito de escrever bem bonitinho no próximo artigo . Mocinhos…

Juazeiro-Bahia tem uma saída gloriosa, Lêdo Ivo, Dilza Miranda e o amável leitor: A ARTE, A CULTURA E AS MENTES PENSANTES LIBERTAS!!!

Leitor, sem desespero, calma. Se serve um consolo cruel, pois estou dando tchauzinho, Juazeiro podia estar pior.

Podia ser a Síria…ou o Maranhão.

*Otoniel Gondim – Professor, Escritor e Compositor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *