2ª etapa da campanha “Nenhuma Pernambucana sem Documento” atinge meta em Petrolina

A Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria da Mulher, foi também parceira na 2ª etapa da campanha do Governo do Estado: “Nenhuma Pernambucana sem Documento”, realizada hoje (04), no Centro de Referência de Atendimento à Mulher Valdete Cézar, pela Secretaria da Mulher do Estado, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Secretaria da Infância e Juventude e Programa Mãe Coruja Pernambucana.

Durante cinco horas de atendimento realizado pela equipe da Secretaria da Mulher do Estado contando com o apoio da equipe do município coordenada pela secretária Maria dos Anjos Fonseca, 800 pessoas puderam adquirir 1ª e 2ª via do registro civil de nascimento, as carteiras de trabalho e de identidade, além de obterem orientação jurídica para a conquista da aposentadoria e dos benefícios da assistência social. Homens acompanhados por suas companheiras também tiveram direito aos serviços e 20 reeducandas do Presídio Feminino receberam autorização para participar do evento.

Segundo a assessora da Gerência de Fortalecimento Sócio-político das Mulheres da Secretaria da Mulher do Estado, Juliana Pantoja, o objetivo da ação é de cunho social. “O objetivo principal é documentar as mulheres de forma que possam exercer a sua cidadania plena”, afirmou. Para a doméstica Maria Solange da Silva, a oportunidade é sempre bem-vinda. “Vi uma reportagem e achei muito interessante. E hoje estou aqui tirando minha carteira de trabalho, pois já havia tentado outras vezes em outra instituição e não consegui”, declarou.

A Secretária Municipal da Mulher, Maria dos Anjos Fonseca, confirmou a importância da parceria. “Essa é uma oportunidade para as mulheres que ainda não têm todos os documentos importantes e necessários firmarem sua cidadania”, enfatizou.


“Nenhuma Pernambucana sem Documento”


A Campanha “Nenhuma Pernambucana sem Documento” surgiu em 2007, coordenada pela Secretaria da Mulher do Estado e vem trabalhando para ampliar a cidadania das mulheres através da capacitação sobre a importância da documentação civil e da emissão de documentos. Em Petrolina, a ação aconteceu pela primeira vez em 2009. Neste ano, a campanha foi dividida em duas etapas. A primeira consistiu na formação de 32 educadoras sociais para dar apoio na segunda etapa que consistiu na emissão dos documentos.


(Jaquelyne Costa – Ascom Petrolina/Foto)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *