Secretário de Acessibilidade acompanha obras do

Com o objetivo de proporcionar condições de respeito e de direito pleno à moradia das pessoas com deficiência, o Secretário de Acessibilidade, Marcos Conceição, iniciou (22) um acompanhamento das obras do Residencial Vida Nova I, do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, no bairro João de Deus. Serão mil unidades habitacionais, totalmente revestidos em cerâmica, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e reservatório de água.

Na ocasião, o secretário reforçou a importância da lei que garante 10% dos imóveis construídos em parceria com o município para as pessoas com deficiência, sendo 3% para as pessoas que dependem de cadeira de rodas ou cama hospitalar. “O município tem uma preocupação permanente em colocar as pessoas com deficiência em primeiro lugar e a minha vinda foi para colocar os serviços da Secretaria de Acessibilidade à disposição dos responsáveis pela obra, para que todos os itens necessários sejam atendidos”, assegurou o Secretário de Acessibilidade, Marcos Conceição.

A Lei Municipal nº 2.274 entrou em vigor no dia 20 de julho de 2010 e cria reserva de até 10% do total das unidades dos programas habitacionais que tenham participação, a qualquer título, do Poder Público Municipal para pessoas com deficiência comprovada, residentes e domiciliadas há pelo menos um ano no município de Petrolina e que possuem renda familiar inferior a três salários mínimos.

Segundo o Gerente de Contrato da empresa Viva Ambiental, uma das responsáveis pela obra, Adriano Faria, o Residencial Vida Nova I atende a reserva de 10% das casas para as pessoas com deficiência, sendo 3% delas adaptadas para as pessoas que dependem de cadeira de rodas ou camas hospitalares. “O Residencial tem um espaço físico adaptado, sem desníveis de piso, com portas de 80 cm, passeios com rampa, calçada cimentada com acesso até a casa, entre outros itens”, afirmou.

Além das casas adaptadas, o Residencial Vida Nova I será equipado com toda a infraestrutura de esgotamento sanitário, abastecimento de água, pavimentação de ruas, drenagem, áreas verde e comunitária, construção de quiosques, 2 quadras poliesportivas, playground e plantio de 2 mil árvores. (Informações e Foto:Patrícia Telles)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *