Abertura da reunião do ConCidades/PE em Petrolina tem participação do Prefeito Julio Lossio

Aconteceu na noite de quarta-feira (21), na sala de conferências do Hotel Grande Rio, em Petrolina, a abertura oficial da VIII Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades – ConCidades/PE. A solenidade, coordenada pela secretária executiva de articulação institucional e captação de recursos do Conselho, Ana Suassuna, contou com a participação do prefeito de Petrolina, Julio Lossio, além dos líderes dos municípios de Afrânio, Carlos Cavalcanti, de Santa Maria da Boa Vista, Jetro Gomes, e dos cerca de 70 conselheiros, representados na mesa por Tadeu Plínio e Rosalvo Antônio (Petrolina), Antônia Queiroz (Olinda) e Fátima Lacerda (Jaboatão dos Guararapes).

“Pela primeira vez no Brasil, um Conselho das Cidades realiza reuniões itinerantes e Petrolina é o segundo município a nos receber”, destacou a secretária executiva, Ana Suassuna, ao lembrar o objetivo dessa iniciativa do ConCidades. Segundo a coordenadora, há um entendimento comum na entidade que os conselheiros, em sua maioria representantes da sociedade civil, que precisam conhecer a conjuntura política e social de outras regiões e colher as suas demandas para elaborar propostas que realmente sejam implementadas.

Em seu pronunciamento, o prefeito Julio Lossio ressaltou o desenvolvimento econômico de Petrolina, o planejamento que vem sendo feito pelo executivo municipal para acompanhar esse crescimento e a necessidade de buscar mais autonomia para que os municípios administrem os seus recursos. “Petrolina cresceu 30% nos últimos dez anos, gerando demanda para infraestrutura urbana. Por isso, estamos desenvolvendo uma série de ações no intuito de solucionar ou, pelo menos, minimizar essas questões. Hoje, temos o maior programa habitacional do Estado de Pernambuco e estamos desenvolvendo um audacioso projeto para melhoria no sistema de transporte urbano”, frisou.

A solenidade foi encerrada com a palestra “Conjuntura Regional Socioeconômica”, ministrada pelo diretor-presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente, o economista Geraldo Junior, na qual foi exposto um panorama do desenvolvimento econômico de Petrolina, inserindo a região numa política econômica global e apresentando as demandas trazidas pelo processo de crescimento populacional e econômico e pela migração.

O evento acontece até o dia 23 de setembro e ainda discutirá temas como habitação, saneamento ambiental, mobilidade urbana e planejamento territorial, incluindo questões referentes à revitalização do rio São Francisco, abastecimento d´água em Petrolina e região, regularização fundiária, Plano Estadual de Habitação e a situação dos Planos Diretores dos municipais. (Eneida Trindade/Ascom Petrolina)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *