JUAZEIRO AVANÇOU NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE CONSOLIDAÇÃO DOS EVENTOS CULTURAIS

blogqspculturaEm 2013 Juazeiro se consolidou de vez como município integrante do Sistema Nacional de Cultura (SNC), mecanismo do MinC que visa estruturar os sistemas estaduais e municipais mediante um modelo de gestão e promoção conjunta de políticas públicas de cultura, pactuadas entre os entes da Federação e a sociedade civil.

Juazeiro assinou o Termo de Adesão e foi integrado ao SNC em fins de 2012 e já neste ano de 2013 a Prefeitura conseguiu avançar na formatação e implantação do Sistema Municipal de Cultura (SMC), tendo como principal objetivo ter assegurados a transparência e o controle social a partir da reestruturação do Conselho Municipal de Cultura (CMC), da realização das Conferências e da instalação da Secretaria Municipal, instâncias obrigatórias para a institucionalização do sistema local.

“Temos dado passos enormes nessa direção e as perspectivas para 2014 são as melhores possíveis, mas para isso ocorrer de maneira sólida e o mais democrática possível se faz necessário que a sociedade civil participe mais ativamente através de suas representações no Conselho Municipal de Cultura”, ressaltou o gerente de cultura Wellington Monteclaro

O secretário Donizete Menezes lembra a importância do Sistema Municipal de Cultura para o fortalecimento e a democratização da produção cultural juazeirense. “Às vezes o trabalho de adesão e estruturação dos mecanismos burocráticos para o avanço institucional da cultura é feito de maneira silenciosa e passa despercebido pela população em curto prazo, porém todo esse empenho trará grandes compensações para o nosso município quando já estivermos aptos a receber as verbas dos governos federal e estadual diretamente para o Fundo Municipal de Cultura. Dessa forma poderemos investir nos projetos culturais através de editais públicos e continuar com as ações de consolidação do nosso calendário cultural”.

Além dos avanços na implantação do SMC, o investimento e a consolidação dos tradicionais eventos da cidade e dos distritos foram outras grandes ações da cultura em Juazeiro nos últimos 12 meses. No carnaval, o Palco Alternativo mais uma vez promoveu a valorização dos grupos musicais locais.

Em junho o projeto “São João nas Comunidades” descentralizou os festejos juninos levando alegria e diversão para um público médio de duas mil pessoas em algumas comunidades da sede e do interior, com direito a arraiais decorados, concursos de brincadeiras populares, de quadrilhas, de rainha do milho e de carroça enfeitada, tudo sob a animação de artistas locais e de alunos de escolas municipais.

Em julho foi realizada a 4ª Conferência Municipal de Cultura, com mais de 500 participantes discutindo os desafios do Sistema Municipal de Cultura. Já no mês de outubro a gerência de cultura foi transformada em Secretaria de Cultura e Juventude, com o professor Donizete Menezes passando a ser o novo titular da pasta.

No final de novembro o 16º Festival Edésio Santos da Canção mais uma vez foi um grande sucesso, recebendo elogios dos concorrentes e do público que compareceu em massa a cada noite do evento, dessa vez tendo como cenário o espaço do Vaporzinho, na Orla 2.

A pasta da cultura apoio ainda grupos de expressões artísticas e participou de projetos em parceria com as secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social.

Por Luiz Hélio/Secretaria de Cultura e Juventude

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *