Centro de Atenção para crianças e adolescentes será inaugurado esta manhã(20) em Petrolina


O prefeito de Petrolina, Julio Lossio e a Secretária de Saúde do município, Lúcia Giesta, irão inaugurar amanhã(20), às 9h, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps i). A unidade de saúde que se chamará Josemário Menezes da Silva Júnior, irá oferecer atendimento para jovens com transtornos mentais ou que sejam usuários de álcool e outras drogas. Seu objetivo é o de prestar atendimento diário a crianças e adolescentes, entre cinco anos a menores de 18 anos de idade, que precisam de apoio psicossocial diário.


O Caps i é um serviço de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), que serve de referência e tratamento para crianças e adolescentes que estão comprometidos psiquicamente como, por exemplo, com neuroses graves, psicoses, portadores de autismo, que por causa das suas limitações psíquicas, podem terminar impossibilitando o relacionamento com a sociedade. A Secretária de Saúde, Lúcia Giesta, explica que com a implantação do serviço que funcionará das 8h às 17h, a expectativa é de que a assistência seja prestada o quando antes, evitando maiores comprometimentos desses grupos.


“A implantação do Centro de Atenção Psicossocial para crianças e adolescentes vem em um momento oportuno, pois já tínhamos a necessidade de oferecer este serviço aqui em Petrolina, devido a situações que estávamos vivenciando, mas não tínhamos onde prestar a assistência correta e, graças a um esforço de toda a equipe da gestão do prefeito Julio Lossio, elaboramos o projeto que foi aprovado pelo Ministério da Saúde. Após meses de trabalho, vamos inaugurar o Caps i e continuar realizando os nossos serviços com o intuito de cuidar bem das pessoas. Esse é o nosso desejo”, relatou Lúcia Giesta.


O Centro funcionará com uma equipe multiprofissional, composta por psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiro, técnico de enfermagem, pedagogo, assistente social, além de um profissional que irá trabalhar com a parte das oficinas terapêuticas que deverão ser ministradas por um artesão ou oficineiro. Entre os serviços que serão disponibilizados, estão a parte de atendimentos psicoterápico, medicamentoso e de orientação. Além disso, serão oferecidos atendimentos em grupos, realização de oficinas terapêuticas, visitas domiciliares, apoio à família e a execução de atividades comunitárias com foco na integração da criança e do adolescente junto à família, escola e sociedade.

O Caps i fica localizado na rua da Canafístula, nº 225, no bairro Areia Branca.


 


Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina87-3862-9232www.petrolina.pe.gov.br

H

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *