JUAZEIRO INICIA A ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

blogqsp.planoDurante o Seminário de apresentação do “Diagnóstico da Rede para Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente”, realizado esta semana que passou, representantes da sociedade civil organizada, do poder público municipal e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), discutiram e elaboraram propostas para o Plano Municipal da Infância e Adolescência. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e Esporte – Seduc.

Após a solenidade de abertura, que contou com a apresentação cultural do grupo da APAE, a equipe técnica do Instituto Cultural de Arte e Educação Nego D’Agua (NAEND’A), responsável pela pesquisa, apresentou o Diagnóstico da Rede Gadir. Os pesquisadores pontuaram a situação de cada instituição visitada, a metodologia utilizada, as dificuldades enfrentadas e apresentou o produto final da pesquisa, um CD que retrata a situação atual das crianças e adolescente do município de Juazeiro.

Representando o prefeito Isaac Carvalho, o articulador do Selo Unicef, Roosevelt Duarte disse que este Diagnóstico é o ponto de partida para este dialogo participativo. “Conseguimos construir uma radiografia da situação, agora precisamos planejar ações a curto, médio e longo prazo para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes do nosso município”, ressaltou Roosevelt.

No turno da tarde, a plenária foi divida em quatro grupos para a elaboração de propostas nas áreas de assistência social, saúde, educação e cultura. De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Rosineia Rodrigues o evento foi positivo. “A partir do diagnóstico que foi apresentado, conseguimos construir juntamente com a sociedade civil organizada, propostas importantes para a elaboração do Plano, que vai oferecer uma maior atenção e cuidados para crianças e adolescentes”, ressaltou a presidente do CMDCA.

“O objetivo desse Plano é a formulação e implementação de Políticas Públicas que assegurem a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes ao convívio familiar e comunitário de forma integrada e articulada entre todos os programas. O Governo Municipal tem o compromisso de melhorar o futuro das nossas crianças”, afirmou a secretária de Desenvolvimento e Igualdade Social, Célia Regina Carvalho.

Estavam presentes no Seminário, alunos do Colégio Pedro Raimundo Rego, representantes da Ong AiBi Brasil, coordenadores dos CRAS e Crea e o vereador Justiniano Félix. O evento foi encerrado com apresentação da Banda de Percussão do Instituto Naenda.

Por Emanuelle Lustosa/SEDIS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *