METEOROLOGISTA MÁRIO MIRANDA FALA SOBRE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS DA REGIÃO

blogqspunivasfmariomiranda Foto Farnésio SilvaPara falar sobre a mudança climática ocorrida aqui na região, o Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e meteorologista, Mário Miranda, esteve no programa Bastidores da notícia, na manhã desta quarta-feira (27). Ele falou sobre os fenômenos que estão causando essa mudança, além de falar sobre possíveis chuvas que poderão cair nos próximos dias.

O meteorologista destacou que neste final de terceiro ano de seca aqui na região, a perspectiva é de que se volte à normalidade, já que segundo ele, esse final de ano já está sendo diferente dos outros.

“Existe uma possibilidade razoável que até o mês de Janeiro a gente tenha essas ocorrências de chuvas, ou de amenização, mesmo que a gente não tenha chuvas abundantes. Se tivermos uma chuva bem distribuída a gente não vai ver tanto sofrimento como a gente viu, tanto sofrimento na pecuária e na agricultura em geral”, ressaltou

Ele falou ainda sobre as consequências do desmatamento, que é uma das grandes preocupações. Mario frisou que na nossa região o desmatamento ainda é amenizado, já que, na medida em que é retirada a caatinga, mas é colocado uma vegetação no local, as consequências são amenizadas.

“Eu tenho dito que a planta é a torneira da atmosfera, quando você tem uma planta ela tira a água lá de baixo e joga a atmosfera, quando é cortada a torneira deixa de existir, então a umidade vai baixando, e a gente tem situações bastante criticado aqui na região, mesmo com toda ajuda da irrigação, neste ano aqui a umidade relativa do ar caiu para 10%, isso é equivalente a uma situação de deserto”, explicou.

 Por Clêilma Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *