JUAZEIRO INTENSIFICA TRABALHO PARA PREVENÇÃO DA DENGUE NOS FINAIS DE SEMANA

blogqsp.dengue A Secretaria da Saúde de Juazeiro (Sesau) continua o trabalho na cidade para eliminação dos focos do aedes aegypti (mosquito da dengue). O trabalho dos agentes de endemias continua intensificado e as visitas às residências estão sendo fortalecidas nos finais de semana.

O próximo bairro visitado pela equipe será o Dom José Rodrigues, neste sábado, 23, a partir das 7h30.

No último ciclo de visitas às residências, finalizado em 13 de outubro, o índice de infestação da dengue ficou em 0,9%, abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%. O resultado do próximo ciclo será divulgado após o término das visitas, programada para dia 21 de dezembro, mas o município já comemora os últimos resultados positivos.

“Juazeiro continua em situação controlada e distante de um surto. Diariamente os agentes de endemias visitam as residências para o tratamento químico e para dar orientações aos moradores para prevenção da doença. Agora estamos expandindo o trabalho aos finais de semana. Nos postos de saúde, os profissionais também alertam os usuários através de atividades educativas.

O governo mantém a ação conjunta com a limpeza dos canais e dos terrenos baldios, recolhimento do lixo e ampliação da oferta da água. A comunidade deve ficar atenta e contribuir para o enfrentamento da dengue para que todos tenham uma saúde mais digna”, destacou o superintendente de Regulação, Humanização e Promoção à Saúde, Mário Machado.

O objetivo é chamar atenção da população para os devidos cuidados para que o município mantenha o clima de tranquilidade e continue sem a proliferação do mosquito aedes aegypti.

Os agentes durante as visitas passam dicas importantes para prevenção, como: manter os reservatórios de água fechados, evitar água parada, garantir a limpeza nas casas, “porque o acúmulo de lixo, principalmente com garrafas e latas, pode gerar criadouros do mosquito”, alerta supervisora dos agentes de endemias, Núbia Almeida.

Até a 45º semana deste ano, foram confirmados pela equipe de Vigilância Epidemiológica 85 casos de dengue, sendo 84 dengue clássico e 1 caso com complicações.

Em caso de dúvidas, os agentes de endemias orientam a comunidade a procurar qualquer integrante da equipe ou se dirigir ao posto de saúde.

Vânia Castro/Assessoria Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *