PROGRAMA CIDADES DIGITAIS COMEÇA A SER IMPLANTADO EM JUAZEIRO

blogqspINTERNETvelhinhasEm 2012, Juazeiro e mais 79 municípios brasileiros foram selecionados pelo Ministério das Cidades a integrar a fase piloto do projeto Cidades Digitais.

Mesmo o projeto tendo como prioridade as cidades com até 50 mil habitantes, Juazeiro teve o seu aprovado, obedecendo aos critérios avaliativos como: capacidade gerencial e técnica; sustentabilidade do projeto e expansão da rede; além da disponibilidade de equipe de servidores públicos para treinamento; infraestrutura local; possibilidades de estabelecimento de parcerias para manutenção e operação do projeto; e densidade domiciliar de acesso à banda larga.

Esta semana, técnicos da empresa G4S iniciaram os trabalhos de instalação da rede. A expectativa é de que nos próximos 20, 25 dias o serviço seja concluído. De acordo com a Secretaria de Administração do município, Maéve Mello, o Ministério das Comunicações trabalha para que até o final do ano o programa seja inaugurado, simultaneamente, nas nove cidades baianas contempladas pelo programa.

Durante o período de seis meses (fase de teste), o projeto será gerenciado pelo Setor de Tecnologia da Prefeitura, assistido pela G4S. “Após esse período todo o gerenciamento será feito pelo município e para isso nossos profissionais serão capacitados, junto ao Ministério”, informou Eric Fabiano Alves de Oliveira, diretor do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura e um dos idealizadores do projeto para o município. Eric Fabiano complementa ainda que o projeto disponibilizará para 2014 a oferta de cursos gratuitos na área de tecnologia para a população, via Pronatec.

Dentro do projeto de Cidade Digital, Juazeiro será coberto com oito pontos de acesso, sendo os governamentais: Biblioteca Pública; Conselho Tutelar; Hospital da Criança e SAAE. E os de acesso público: Praça da Catedral; Praça da Misericórdia; Orla I; área financeira; região do Camelódromo/ Terminal Urbano; Estádio Adauto Moraes e Ilha do Fogo.

Além de melhorar a gestão pública municipal, resultando em um maior acesso das comunidades à internet e aos serviços de governo, o projeto “Cidades Digitais” estará, para a secretária de Administração do Município, Maéve Melo, “garantindo maior acessibilidade e mobilidade à população no que se refere ao acesso gratuito a outras áreas de interesse”, observou a secretária que expressou ser de total interesse da atual gestão ampliar o projeto. “Esse será o nosso desafio. Chegar a outros bairros e pontos da cidade. A nossa rede está pronta para expandir para outras áreas da cidade porque entendemos que quanto mais acessível for esse programa, maiores serão as possibilidades de termos cidadãos conscientes do seu papel e uma cidade muito mais desenvolvida”, colocou.

Por Clarice Alves/PMJ

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *