ESTUDANTES DE ENGENHARIA DA UNIVASF DESTACAM-SE EM COMPETIÇÃO DE AERODESIGN COM AERONAVE RADIO-PILOTADA

Uma equipe de alunos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) destacou-se na XV Competição SAE/AeroDesign, realizada no mês passado, em São José dos Campos (SP).

A F-Carranca, formada por estudantes das Engenharias Mecânica, Elétrica e de Produção da Univasf, obteve o 8º lugar na classificação final da categoria Regular da competição, que reuniu 75 equipes de instituições de ensino superior do Brasil e de outros países da América Latina.

Os estudantes desenvolveram uma aeronave radio-pilotada, feita em fibra de carbono e outros materiais como alumínio e madeira de balsa. O veículo tem cerca de 70 centímetros de altura, 1,5 metro de comprimento, 2,10 metros de envergadura da asa e pesa 2,8 quilos. Durante a competição, a aeronave fez um voo com carga máxima de 7,8 quilos. A aeronave desenvolvida pelo grupo está exposta no hall do prédio de salas de aulas do campus Juazeiro (BA).

Participaram da SAE/AeroDesign 2013, 15 estudantes, o piloto e os dois coordenadores do projeto, os professores José Bismark e Luiz Mariano Pereira, do curso de Engenharia Mecânica. Este foi o segundo ano que a F-Carranca participou do evento. No ano passado, a equipe da Univasf ficou em 64º lugar. A edição deste ano foi realizada no período de 24 a 27 de outubro e o resultado final foi divulgado na última terça-feira (5).

A competição teve duas etapas. Na primeira, os projetos foram avaliados por engenheiros da indústria aeronáutica. Na segunda fase, foi realizada a Competição de Voo, em que os aviões passaram por várias baterias e tiveram que demonstrar ser capazes de decolar e transportar cargas úteis crescentes, até o limite de cada projeto.

O professor Luiz Mariano destaca que a F-Carranca foi classificada como a melhor entre todas as equipes das regiões Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste. “Ficamos atrás apenas das sete equipes melhor colocadas, que são do Sudeste”. Para ele, o desempenho dos estudantes da Univasf foi muito bom. “Houve um bom avanço em maturidade, conhecimento e entrosamento na equipe e com os outros competidores”, avalia.

Na opinião do capitão da equipe, Anderson Pereira de Almeida, estudante de Engenharia Mecânica que participou das duas competições, a evolução no resultado da equipe deve-se à determinação dos participantes. “Fomos muito determinados e focamos no trabalho em equipe durante o ano todo”, diz. A experiência foi ainda mais enriquecedora para Anderson por ter sido o líder do grupo. “Tenho que estar preparado para lidar com pessoas e coordenar equipes quando chegar ao mercado de trabalho”, observa o aluno, que se forma no ano que vem.

De acordo com o professor Luiz Mariano, o projeto é multidisciplinar e começou em abril de 2012. Os estudantes de Engenharia Elétrica são responsáveis pelo desenvolvimento da parte de eletrônica da aeronave; os de Produção, pelo planejamento e gestão do projeto; e os alunos de Mecânica pelo estudo aerodinâmico e estrutura da aeronave. O veículo desenvolvido para a SAE/AeroDesign 2013 teve um custo aproximado de R$ 5 mil, custeado em parte pela Univasf e por alguns patrocinadores externos.

A SAE/AeroDesign é promovida pela SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), vinculada à SAE International, uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos com o objetivo de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial. A competição acontece nos Estados Unidos desde 1986. No Brasil, o evento passou a ser realizado a partir de 1999.

Renata Freitas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *