MAIS DE R$ 4 MILHÕES DE REAIS SERÃO INVESTIDOS EM PAVIMENTAÇÃO DE RUAS EM PETROLINA

BLOGQSP.Pavimentação Pedro Raimundo 01Trinta e quatro ruas e avenidas de alguns bairros, como Areia Branca, Loteamento Nova York, Maria Auxiliadora, São José, Cohab VI, Ipsep I e  Km 2, em Petrolina, ganharão pavimentação com intertravados, sistema econômico e com maior durabilidade, na primeira etapa do Projeto de Pavimentação .

Cerca de 30 mil famílias serão beneficiadas. Os recursos da ordem de  R$ 4 milhões para o projeto já foram liberados. A pavimentação faz parte do conjunto de soluções da Prefeitura Municipal para melhoria da qualidade de vida dos moradores dos bairros e das localidades circunvizinhas e também do conjunto de soluções para otimizar a mobilidade urbana.

O método de pavimentação com intertravados já está sendo usado em vários locais, inclusive na Orla,  pela secretaria de Obras de Petrolina,que preocupada com a questão ecológica, quer ampliar o uso desse material na pavimentação da cidade pelas inúmeras vantagens que apresenta. As peças encaixáveis deste piso permitem também a drenagem das águas das chuvas.

“Eles reduzem a impermeabilização do solo quando comparados a coberturas como concreto e asfalto. O espaço entre os blocos é permeável, permitindo que a água da chuva escoe e corra naturalmente para os lençóis subterrâneos”, frisa o secretário de Obras de Petrolina, Rogério Valença.

Segundo o secretário, uma das grandes vantagens é a capacidade de poupar energia elétrica: essa é uma característica do pavimento intertravado, capaz de aumentar a reflexão em até 30% se comparado ao pavimento flexível.

Em termos práticos, isso permite gerar economia de iluminação pública. “O fato de serem fabricados em peças pré-moldadas também se traduz em economia de recursos”, explica Valença. O pavimento pode ser instalado e removido a qualquer tempo, praticidade quando se pensa no grande número de subsistemas existentes sob o calçamento. “O pavimento intertravado permite que obras de manutenção e infraestrutura sejam realizadas sem a necessidade de quebra do piso, “complementa.

 Texto: Soraide Cavalcanti

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *