ARTISTA JUAZEIRENSE COMPÕE HINO CONTANDO A HISTÓRIA DOS 100 ANOS DE CARNAVAL

blogqsp-carnaval
Historiadora Bebela e o compositor Mauriçola

Em fevereiro de 2014, por um período de dez dias (de 07 a 16), Juazeiro novamente se transformará no reino da alegria com o povo nas ruas comemorando uma centenária história, repleta de magia e de fascinantes personagens.

Será a comemoração dos 100 anos de carnaval, a maior festa popular do Vale do São Francisco.

Para o folião já começar a vivenciar o clima da energia que explodirá em lúdicas emoções, o compositor Mauricio Dias (o popular “Mauriçola”), que tem a cidade impregnada na alma e nos versos, fez uma viagem musical resgatando a centenária história carnavalesca juazeirense, mediante lembranças da própria infância e de conversas com antigos foliões.

No hino “Juazeiro 100 anos de carnaval”, o artista rememora os primórdios da folia oficialmente iniciada em 1914, quando surgiram os carros alegóricos, os famosos e disputados bailes dos clubes Zero, Apolo e 28, passando pelos primeiros caminhões elétricos comandados pelos mestres Urbano e Edésio, até as famosas batucadas e os potentes trios de blocos puxados por estrelas como Ivete Sangalo.

A historiadora Maria Isabel Figueiredo (Bebela), na condição de foliã e promotora de importantes capítulos dessa fascinante história, aprovou a retrospectiva carnavalesca composta por Maurício Dias. “Simplesmente adorei e fiquei bastante emocionada quando ouvi esse maravilhoso hino. Além de contagiante musicalmente, ainda sintetiza de maneira brilhante o carnaval juazeirense. Nota 10 com louvor!”.

A foliã Bebela também falou sobre a expectativa para os 100 anos do carnaval. “O trabalho de pesquisa da comissão está sendo maravilhoso, buscando passar com fidelidade um importante capítulo da nossa história para as novas gerações. A gestão de Isaac está de parabéns por propiciar esse momento único. Será uma comemoração memorável e estou muito feliz pela realização desse centenário”, ressaltou.

Segundo o autor do hino, a inspiração veio da própria vivencia afetiva com Juazeiro, trazida das memórias pessoais e da convivência com alguns dos personagens mais importantes desse século de folia. Mauricio Dias também falou sobre a importância de a cidade novamente se tornar uma só.

“Precisamos fazer o carnaval de dentro do povo. A Prefeitura será a realizadora, mas que cada um faça a sua parte. Esse centenário será um marco importante para a cultura do município, quando através do nome de Ivete Sangalo mais uma vez Juazeiro será projetada nacionalmente”.

O hino “Juazeiro 100 anos de Carnaval” está disponível no site a Prefeitura e na página do carnaval no fecebook: https://www.facebook.com/Carnaval.de.Juazeiro?ref=hl

Por Luiz Hélio/PMJ

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *