Após fechamento do LACEM usuários do COAS dividem espaço com outros pacientes.


Usuários do SUS e Trabalhadores da Saúde denunciaram na manhã desta quinta-feira na Câmara de vereadores que o COAS Centro de Orientação e Aconselhamento Sorológico – está sendo utilizado como posto de coleta de materiais para exames de laboratório. Após o fechamento do LACEM, instituição responsável pela coleta e análise de exames do município, os serviços foram terceirizados para a UNIMED, e, as pessoas precisam se deslocar para algumas unidades de saúde para fazer a coleta, inclusive o COAS.
Porém, os usuários e trabalhadores alegam que o serviço do COAS é destinado para assistir pacientes de DST/AIDS, e que o espaço necessita ser reservado, inclusive para garantir o sigilo destes pacientes.
Sobre este ponto a parlamentar Cristina Costa questionou este equívoco por parte do Poder Executivo e o fechamento do LACEM sem a prévia comunicação com a comunidade. Ela aguarda resposta da prefeitura sobre o valor total deste contrato do município com a UNIMED, o valor de cada procedimento que a UNIMED está realizando, a duração do contrato e como vai ficar a situação dos funcionários do LACEM, já que os serviços foram direcionados para iniciativa privada.


Mais informações:
Manuela Pereira, Assessora de Imprensa – (74) 9148-3246 e 3862-9281

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *