9º ENCONTRO DO PROJETO EM ATENÇÃO À PESSOA COM LÚPUS É REALIZADO COM SUCESSO

encontro4Familiares e pessoas com lúpus participaram nesta terça-feira (17) do 9º encontro do projeto de atenção à pessoa com lúpus, promovido no auditório da Secretaria da Saúde de Juazeiro com a parceria do município e da Univasf.

O projeto visa oferecer um espaço de escuta e acolhimento à comunidade, por meio de atividades educativas, oficinas e informações essenciais para melhoria dos cuidados dos usuários com lúpus.

“Aqui tenho aprendido muita coisa e hoje vivo bem melhor. Descobri que tenho lúpus há 13 anos e somente agora estou me sentindo acolhida pela prefeitura. É um espaço humanizado, onde sou bem recebida, me ajuda a falar sobre a doença e a tirar as dúvidas. Apenas perdi dois encontros e sempre que posso levo esse acolhimento a outras pessoas que precisam”, disse animada a professora U. M. D, 52 anos.

Para a organizadora do evento, Fabiana Bezerra, o município já avançou bastante na área, ajudando as pessoas a viverem melhor e com mais qualidade de vida. “A Policlínica já possui um reumatologista que atende gratuitamente à população e com a parceria da Secretaria de Saúde da Bahia, através da 15º Dires, os pacientes também podem adquirir os medicamentos”, frisou.

De acordo com informações de Fabiana Bezerra, lúpus é uma doença crônica autoimune, que atinge na maioria das vezes as mulheres, gerando uma falha no sistema imunológico e podendo afetar vários órgãos do corpo. Não existe cura e não é contagiosa e o tratamento é oferecido na rede municipal, através da porta de entrada dos serviços: atenção básica.

No município não existem dados oficiais com registros da doença, mas segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, na Bahia existem uma média de 5 mil casos de pessoas com lúpus.

Vânia Castro/Assessoria Sesau

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *