Aprovação do Orçamento impositivo, diversos encontros realizados pelo PCdoB e as costuras políticas para a eleição do próximo ano, foram temas abordados na entrevista do Deputado Daniel Almeida (FOTO), concedida ao programa Bastidores da Notícia, na rádio TropicalSat.
O deputado iniciou falando sobre a importância da aprovação do Orçamento Impositivo, que segundo ele, foi um grande avanço político, dando ao poder legislativo uma maior autonomia. “As aprovações das emendas não dependerá de nenhuma barganha com o poder executivo, acho que isso fortalece a independência entre os poderes e a harmonia que a constituição prevê”, destacou.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC), apelidada de Orçamento Impositivo, obriga o Executivo federal a liberar recursos para despesas inseridas no Orçamento da União por deputados e senadores, as chamadas emendas parlamentares individuais.
Na entrevista, o deputado também falou sobre os diversos encontros que o partido está realizando nas cidades, que segundo ele tem o objetivo de discutir as ideias do 13º encontro do partido. “Reunimos as diversas lideranças para coletivamente compreendermos como nosso projeto liderado hoje por Dilma, que já foi liderado por lula, como tem se desenvolvido no Brasil, quais são as conquistas alcançadas e quais os desafios para o futuro”.
Continuando o deputado destacou que apesar dos avanços é necessário fazer mais. “Nós estamos no início de uma caminhada e é preciso avançar muito mais nos direitos dos trabalhadores, nos direitos do nosso povo”, ressaltou.
Daniel também comentou sobre as preparações para as eleições de 2014. Ele destacou que o PCdoB está pleiteando espaço na chapa majoritária. “Já fizemos isso ano passado, tivemos disputas no ano passado e achamos que pelo papel que temos neste projeto, na construção desse projeto político que foi vitorioso, é natural que pleiteamos espaço da chapa majoritária. Essa aliança é um conjunto de forças políticas, o PT lidera, mas não é hegemônico nem majoritário, nós temos contribuições nas ideia e projetos, e temos nomes que podem ser oferecidos para compor a chapa majoritária”, destacou.
Ao ser questionado sobre a possibilidade da indicação do nome do Prefeito Isaac Carvalho ser uma das peças a ser colocada na mesa de negociação para a formulação da chapa majoritária à sucessão de Wagner, o deputado foi enfático e muito seguro. “Sem dúvida o Isaac preenche todos os requisitos para pleitear qual quer cargo na Bahia, Ele é o prefeito de uma cidade importante. Assim como tem outros nomes que dependendo das circunstâncias podem serem apresentados, acho que é muito importante a gente tá de olho na valorização aqueles que fazem política no interior”, finalizou.
Da redação
