CAÇAS SÃO TRUNFO PARA DILMA NA RELAÇÃO COM OBAMA

GRIGORY DUKOR: Brazil's President Dilma Rousseff chats with U.S. President Barack Obama as they arrive for the family picture event during the G20 summit in St.Petersburg September 6, 2013.     REUTERS/Grigory Dukor (RUSSIA  - Tags: POLITICS BUSINESS TPX IMAGES OF THE D247 – Como moeda de troca na tensa relação com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, por conta das recentes denúncias de espionagem, a presidente Dilma Rousseff tem os caças F-18, que os americanos planejam vender ao Brasil. Há ainda um interesse do governo brasileiro para com os EUA: a longa busca por uma cadeira no Conselho de Segurança da ONU.

O colunista Claudio Humberto, do Diário do Poder, fala que o “degelo” na relação pode ser bom para os dois países.

CAÇAS DOS EUA: MOEDA DE TROCA NA ESPIONAGEM

É do jogo político: Dilma pode manter a visita de Estado a Washington, em outubro, ainda que não a satisfaçam as alegações do presidente Barack Obama sobre a espionagem dos seus telefones e e-mails. Dilma tem na manga os caças F-18 que os EUA querem vender ao Brasil, e não quer perder a disputa pelo assento permanente no Conselho de Segurança da ONU. O “degelo” pode ser bom para ambos os lados.

DEIXA COMO ESTÁO “degelo” será costurado pelos canais diplomáticos dos dois países, após Obama prometer a Dilma que vai “investigar o episódio”.

AMIGO FRONTEIRIÇOEspionado pela Inteligência dos EUA, o presidente do México, Enrique Peña Nieto considerou “encerrada” a questão com seu maior parceiro.

SEM SQuando contou piadas a Bush e ouviu de Obama que ele era “o cara”, Lula também era espionado, e antes dele até o finado Vargas o foi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *