ANUNCIADO VENCEDORES DA SEGUNDA ETAPA DOS JOGOS ESCOLARES DE JUAZEIRO

JOGOSEncerrou nesta terça-feira (03) a segunda etapa dos Jogos Escolares de Juazeiro, que teve início no dia 16 de agosto.

Participaram da disputa pelos títulos da categoria Mirim 40 escolas públicas e particulares do município, que competiram nas modalidades de Futsal, Handebol, Vôlei, Basquete, Baleô, Atletismo e Futebol Society.

A Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC), que é responsável pela realização do evento, divulgou hoje o Quadro de Troféus da segunda etapa que aponta o Colégio Municipal Paulo VI e as Escolas Municipais Iracy Nunes e Santo Antônio empatados com três títulos, e as escolas Mandacaru, José de Amorim, Objetivo, Pedro Rego e Geo com uma premiação cada.

A primeira etapa da competição aconteceu no mês de maio e a terceira (que é a última e envolve a categoria Pré-mirim e as modalidades individuais como Tênis de Mesa, Xadrez, Judô, Karatê e Natação) será realizada agora em setembro, quando sairão os campeões gerais.

Ao total, em torno de dois mil alunos participam da 35ª edição dos Jogos Escolares de Juazeiro – evento esportivo que promove a interação entre as escolas públicas e particulares, esporte, saúde, lazer, entretenimento e desenvolvimento cidadão.

Esse ano o Jogos Escolares estão sendo marcados pela organização, dinâmica e inclusão. Segundo o professor de Educação Física, Geraldo Roberto de Souza, poder ter alunos com algum tipo de deficiência competindo de igual para igual com os outros é um avanço bastante positivo. “No nosso time de Baleô temos o atleta deficiente auditivo Cícero César Alves que é titular, e que também faz parte da equipe de Vôlei. Conseguimos passar para ele as regras do esporte através de sinais e ele aprendeu direitinho. Nós não conseguimos enxergar dificuldade nenhuma nele. Muitas vezes a deficiência está é em nós que não admitimos as diferenças. Espero que esse exemplo seja multiplicado e que o esporte inclusivo aconteça em todo o município”, destacou o professor da Escola Municipal Santo Antônio durante o jogo da final.

Já com o troféu nas mãos pelo primeiro lugar na modalidade de Baleô, Cícero (14 anos) expressou toda sua alegria na confraternização com os colegas e no orgulho de levantar a taça. O atleta, através da linguagem de sinais, afirmou ter gostado bastante de participar. “Ficamos felizes de ver essa inclusão na prática, e de constatar o poder agregador e social do esporte. Sem dúvida, esse é um dos maiores méritos dessa 35ª edição dos jogos”, avalia a coordenadora do setor de Esporte Educacional da SEDUC, Iracelma Marins.

Para o titular da pasta, Clériston Andrade, mais importante do que o primeiro lugar são os estímulos que eventos como esse promovem. “A competição estudantil provoca a busca pela prática da atividade física e favorece a sociabilidade, como também colabora com a assiduidade, bom comportamento e aprendizagem na escola. Sempre repito que o governo municipal acertou ao unir os setores de Educação e Esportes, pois essa parceria tem rendido bons frutos e despertado muitos talentos”, acredita.

Em 2013, as novas estruturas do ginásio do Paulo VI e das 10 quadras poliesportivas cobertas que foram recentemente entregues pela Prefeitura de Juazeiro têm ampliado os locais de realização dos jogos, que antes contavam com poucos espaços adequados à realização da prática esportiva. A terceira etapa do evento terá início no dia 20 de setembro. Acompanhe o Quadro de Troféus clicando aqui.

Por Anna Monteiro / SEDUC

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *