ESCOLAS DE PETROLINA PARTICIPAM DA IV CONFERÊNCIA INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE

blogqspredemeioambiente (1)Professores e estudantes das escolas municipais participaram da etapa escolar da IV Conferência Nacional Infanto Juvenil do Meio Ambiente. O evento contou com a participação dos familiares, comunidade e foi realizado em cinco escolas públicas: Escola José Cícero de Amorim, em Rajada; João Ferreira Gomes, em Satisfeito; José Fernandes Coelho, no Roçado; Anete Rolim, no bairro Pedra Linda; Paulo Freire, no São Gonçalo e Santa Terezinha, na comunidade do Dom Avelar.

As palestras foram ministradas pelos técnicos da SEDUC, Maria Aparecida Freire e Vitor Paulo de Oliveira, e contou com apresentações dos estudantes do 6º ao 9º ano, além dos projetos que foram desenvolvidos nessas unidades escolares sobre sustentabilidade ambiental.

Durante o evento foram feitos debates sobre a Conferência, por meio de exposição de trabalhos, plenárias e apresentações de slides. Além disso, houve a elaboração de documentos, que abordaram os subtemas “água, terra, ar e fogo”. Para o professor Vitor Paulo, coordenador da área de Ciências no município, “as palestras trouxeram informações sobre o fortalecimento da cidadania ambiental nas comunidades, pois mediaram metodologias participativas, bem como a dimensão política e pedagógica como diálogo sobre a escola enquanto espaço sustentável”.

A IV Conferência Nacional Infanto juvenil pelo Meio Ambiente será realizada de 25 a 29 de novembro, em Brasília(DF) e terá como tema “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”. Após essa primeira etapa, a comissão organizadora de cada unidade educativa terá que elaborar um projeto de ação com os resultados dos debates e dos estudos feitos em sala de aula, devendo ser colocados em prática.

Outra ação imediata que será executada pela comunidade escolar é a criação do material de comunicação para divulgar o projeto. Como fase final, cada escola elegerá um delegado ou delegada (e suplente), com o objetivo de compartilhar os resultados da ação com outras escolas nas etapas regional e estadual.

Com informações da secretaria de Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *