PREFEITO ENTREGA 4ª CRECHE DO PRÓINFÂNCIA

_DSC8001Nesta segunda-feira (02), o prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho, realizou a entrega da 4ª Escola Municipal de Educação Infantil, de um pacote de 18 unidades conquistadas através de uma parceria com o Governo Federal e o programa “PróInfância”.

Na oportunidade anunciou aos moradores do bairro João Paulo II a existência de um projeto que transforma o antigo prédio da creche Amélia Duarte em Escola de Tempo Integral. As novas obras somadas representam o desenvolvimento do bairro e uma superação de anos de estagnação.

Na atual gestão, o João Paulo II recebeu duas quadras poliesportivas cobertas (entregues no mês de agosto), obras de saneamento e pavimentação (incluindo a recuperação da Avenida Cheffic Khoury), reforma da Unidade de Saúde da Família (USF) e acaba de receber sua primeira creche no modelo padrão do Ministério da Educação, entre outras ações. No bairro, ainda estão em andamento à construção de uma quadra poliesportiva coberta, outra Escola de Educação Infantil e operações de calçamento.

De acordo com os próprios representantes locais, somente no governo de Isaac Carvalho o bairro recebeu mais equipamentos públicos do que em todos os seus 31 anos de fundação. “No início da primeira gestão o prefeito veio aqui com o projeto ‘Prefeitura nas Comunidades’ e na época nós pedimos a construção de duas creches para ver se conseguíamos pelo menos uma. Pois hoje nós estamos aqui recebendo a primeira e esperando a segunda ser concluída. Fora isso ganhamos outras grandes obras, como a das quadras que o João Paulo II esperou por tantos anos”, relatou o representante da Associação de Moradores, Cláudio Oliveira

O vereador Caffé, que é morador do local, reconheceu as conquistas. “Temos que destacar a quantidade de obras em quatro anos e o esforço do governo de ter ido buscar em Brasília creches e quadras para o nosso povo. Não faço oposição medíocre, nem pessoal, o que eu sou é a favor de Juazeiro, por isso nunca deixarei de reconhecer iniciativas importantes como essas que fazem o bem às nossas crianças e à nossa cidade”, destacou. O ex membro da casa Aprígio Duarte Filho, Mozaniel Porfírio, também em nome da comunidade, parabenizou a todos que contribuíram direta ou indiretamente para os avanços do João Paulo II e fez questão de enumerar as obras, inclusive do bairro vizinho, Antônio Guilhermino.

Em seu discurso o prefeito Isaac Carvalho ressaltou que o objetivo de todas as obras citadas é o de promover uma melhor qualidade de vida para as pessoas. “Sou a favor das lutas sociais e acho que a comunidade tem que se envolver e cobrar. Pediram creches aqui para o João Paulo II e depois de 25 anos elas chegaram acompanhadas de quadras, pavimentação, saneamento, entre outras conquistas. Sabemos que muito mais precisa ser feito, mas esses já são avanços consideráveis se observarmos o tempo que o bairro passou esquecido”, ponderou. Sobre o anúncio do projeto para construção da segunda Escola de Tempo Integral de Juazeiro no João Paulo II, o Chefe do Executivo disse que “a obra já está no planejamento da Secretaria de Educação e do Governo Municipal”, e que em breve tudo será oficializado, “pois é a educação que faz Juazeiro realmente se desenvolver”.

Também participaram da inauguração alunos, pais, equipe de governo, secretários, os vereadores Anastácio, Tiano Félix, Anderson da Iluminação, Damião Medrado, e o Chefe de Gabinete da SERIN, Pedro Alcântara, que parabenizou o prefeito Isaac e a comunidade pela mais recente conquista. “Juazeiro está crescendo a partir da Educação e isso é o que existe de mais importante para um município”, defendeu o representante do governo estadual.

Escola Municipal de Educação Infantil Amélia Duarte

A Escola Municipal de Educação Infantil Amélia Duarte foi apresentada na ocasião pela Diretora Miranery Amorim, que relatou as especificidades do prédio capaz de atender 240 crianças de 0 a 5 anos. “Aqui a escola se adapta ao aluno e não o contrário. Temos berçário, lactário, setor de administração com sala dos professores, cozinha ampla, refeitório, área de serviço com lavanderia, laboratório de informática, biblioteca, solário, banheiros, parque de diversão, anfiteatro, pátio e outros ambientes”, descreveu. Diante da nova estrutura, a mãe Jailma Santos Marcelo, expressou “só vi algo assim em São Paulo, onde nasci. Isso aqui é melhor do que muita escolar particular e agora me sinto tranquila de ter que deixar meus filhos e ir trabalhar”.

Para a diretora da unidade de ensino Emanuela de Mattos, a nova creche Amélia Duarte oferece o ambiente ideal para a realização de novos projetos e para o desenvolvimento do trabalho. “Com certeza tudo será ainda melhor”, acredita. Segundo o secretário da pasta, Clériston Andrade, essa sensação de adaptabilidade é real e pode ser conferida nos detalhes como no mobiliário, instrumentos de trabalho e espaços. “Essas novas unidades oferecem as condições ideais à Educação Infantil. Nos últimos anos nós já ampliamos em mais de 100% as matrículas da creche e em breve, com as novas unidades, contaremos com mais três mil vagas para o setor”, comemorou o titular da pasta.

Por Anna Monteiro / SEDUC

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *