ALÍVIO: CASOS SUSPEITOS DE GRIPE H1NI EM JUAZEIRO TIVERAM RESULTADO NEGATIVO

BLOgqs.gripeA Secretaria da Saúde de Juazeiro (Sesau) informa que dos seis casos suspeitos de gripe H1N1 que estavam sendo acompanhados pela Vigilância Epidemiológica, cinco apresentaram resultado negativo e apenas o diagnóstico de um (caso da mulher de 40 anos) coletado pelo Hospital de Traumas, em Petrolina, está ainda para ser concluído.

Até o momento são três casos confirmados, com um óbito. Os outros dois casos receberam assistência necessária e já estão curados e fora de qualquer complicação, informa o diretor de Promoção à Saúde, Mário Machado.

O diretor continua reforçando a informação de que Juazeiro não vive nenhum surto e nem risco de epidemia. “O trabalho de prevenção permanece porque o vírus está circulando. Todos os profissionais já foram orientados e é importante que as pessoas fiquem atentas a algumas medidas para evitar a transmissão da influenza ou de outras doenças respiratórias, como evitar locais aglomerados e lavar sempre as mãos”, ressaltou.

Na última campanha, a Secretaria da Saúde atingiu cobertura superior à determinada pelo Governo Federal. A cobertura vacinal ultrapassou a meta mínima de 80%, vacinando 82,71% do público alvo (28,9 mil pessoas): aqueles com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, gestantes, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, mulheres até 45 dias após o parto e portadores de doenças crônicas.

Todas as pessoas que sentirem sintomas da síndrome gripal devem procurar os postos de saúde de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na sede, das 8h às 13h, no interior e aos finais de semana a comunidade deve se dirigir as seguintes unidades: Hospital da Criança, Maternidade, UPA/24 horas e Hospital Regional.

Medidas que evitam a transmissão da influenza em outras doenças respiratórias

  • Higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Higienizar mãos após tossir e espirrar;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter os ambientes bem ventilados e evitar contatos próximos a pessoas que apresentam sinais ou sintomas de influenza;
  • Evitar sair de casa em período de transmissão de doença;
  • Evitar aglomerações e ambientes fechados;
  • Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Por Vânia Castro/SESAU

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *