PV discute problemas sócio-ambientais e políticos em Juazeiro


Além da confirmação de Wank Medrado no Partido Verde, no Congresso da agremiação partidária, que aconteceu no último sábado (30), foram discutidos temas como a Mídia Eletrônica – Poder e Revoluções”, sob a ótica dos jornalistas Farnésio Silva, Geraldo José , Mônia Ramos, Vera Lúcia Medeiros e Valtermário Pimentel. Para mostrar a força da Onda Verde no Estado, o encontro contou com a participação Presidente do PV na Bahia; André Fraga, que ministrou o tema: “Onda Verde na Política – Realidade ou Mito?”; do Secretário Nacional do Partido Verde, Ivanilson Gomes, que discutiu sobre “Políticas Públicas de Desenvolvimento Sustentável e os Desafios Contemporâneos para Juazeiro – Ética e Participação Popular” e do coordenador da Bancada Nacional do partido Edson Duarte que frisou a busca de um novo e diferente modelo de fazer política. Na oportunidade, o presidente municipal do PV Jairton Fraga também destacou as três principais premissas do partido em Juazeiro: ” conservação dos recursos naturais, a aplicação da medicina preventiva e de uma educação integral”. Representantes do partido de cidades vizinhas também compareceram ao encontro. Também presente no Congresso, Edson Tanuri aproveitou para falar sobre a importância das discussões para o fortalecimento democrático…
Ivanilson Gomes disse que a “Onda Verde” é uma mobilização social e política permanente que surgiu em 1986 e partiu da necessidade de pensar e repensar sobre sustentabilidade. “A saída da Marina não impede que o partido dê continuidade as lutas e a defenda suas ideias. O projeto do PV foi construído em cima de uma defesa coletiva”, argumentou o secretário nacional, informando ainda, que o partido tem registrado um crescimento significativo, quando o último dado aponta que para a eleição de 2012 já tem 200 pré-candidatos a vereadores no Estado para apenas 64 vagas. “A onda verde não é mito é uma realidade”, enfatizou.
Apesar da pouca idade, apenas 27 anos, André Fraga, mostrou a importância da participação jovem na política e argumentou “é preciso que a Onda Verde se consolide”.Convidados a discutir o futuro do município e os doze valores fundamentais do partido [Ecologia, Cidadania, Democracia, Justiça Social, Liberdade, Poder Local, Espiritualidade, Pacifismo, Multiculturalismo, Internacionalismo, Cidadania Feminina, Saber], filiados, militantes, simpatizantes e líderes sociais tiveram a oportunidade de ampliar as discussões sócio-ambientais e políticas. “Não é uma estratégia eleitoral, queremos discutir o nosso futuro”, avisou Jairton Fraga. 
Edson Duarte encerrou o Congresso, no sábado, destacando que muitas mazelas de uma administração pública são geradas de uma campanha eleitoral. “É de muita responsabilidade implantar uma ideia de mudança numa campanha eleitoral. Nossa proposta não é decretar uma mudança e se viabilizar para que ela aconteça com o avanço dentro da sociedade”, pontuou referindo-se as decisões do partido para as eleições municipais de 2012. 
No domingo (31), o encontro teve continuidade, na Câmara de Vereadores de Juazeiro, para o debate e definições estratégicas da política para 2012. Mensalmente, o PV realizará debates, abertos à comunidade, para discutir temas pontuais da bandeira de luta do partido.
Por Mônia Ramos


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *