SECRETARIAS DISCUTEM IMPLANTAÇÃO DO PROJETO ‘HORTA FAMILIAR’ EM JUAZEIRO

blogqsp hortaA implantação de hortas familiares em escolas do município foi o assunto discutido nesta terça-feira (13) entre o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Jorge Cerqueira, a superintendente administrativa e de gestão de pessoas da Secretaria de Educação, Mary Adriana Evangelista, e o engenheiro agrônomo Edmundo José Ribeiro, idealizador do projeto que foi abraçado de imediato pelas pastas.

O projeto objetiva oportunizar a comunidade escolar a experiência de explorar, cultivar e produzir alimentos em área própria de sua residência de forma solidária. A horta servirá, também, como instrumento de garantia da segurança alimentar, sem utilização de agroquímicos, assegurando a oportunidade de trabalho e apropriação de renda.

“Inicialmente o trabalho será realizado com os alunos e pais da escola Bolivar Sant’ Anna, do projeto Mandacaru, para depois levarmos a outras escolas, tanto do interior como da zona urbana de Juazeiro”, explicou Mary Adriana. 

 O cadastramento das escolas interessadas em participar do projeto será realizado pela Secretaria de Educação, e a Seapa será responsável por assegurar as sementes e os implementos agrícolas, “além de um técnico da área que acompanhará os trabalhos”, informou Jorge Cerqueira.

 De acordo com Edmundo José, as hortaliças plantadas nas escolas serão utilizadas na merenda dos alunos, “possibilitando aos mesmos acesso a alimentos frescos e saudáveis”, disse.

 As metas do projeto são: implantar as hortas nos centros educacionais; capacitar as famílias beneficiadas; e fornecer orientação e apoio aos beneficiários do projeto.  “Pretendemos também oferecer oficinas sobre hortas comunitárias para as comunidades beneficiadas, para que as mesmas conheçam o funcionamento e possam ampliar seus conhecimentos sobre a exploração e cultivo de hortaliças”, declarou o engenheiro Edmundo.

 Lene Radina – Assessoria de Comunicação/ SEAPA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *