O Secretário de Serviços Públicos – Carlos Eduardo Lopes, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (Bahia), Emerson José da Silva, estiveram na manhã de hoje no programa Bastidores da Cidade pafra falar da visita à Adasa (foto), onde conheceram as experiências da Agência em duas atividades que consideram essenciais para o desenvolvimento do município: a triagem e a reciclagem dos resíduos sólidos e os projetos de educação escolar para a conscientização e conservação dos recursos hídricos.
Para conhecer a atuação da Adasa como regulador e fiscalizador no DF na questão dos resíduos sólidos, os representantes da Prefeitura de Juazeiro se reuniram com o Superintendente de Resíduos Sólidos, Luiz Carlos Buriti, o regulador Silvo Gois e Urbano Medeiro (assessor substituto da Superintendência de Recursos Hídricos).
Eles disseram ser preocupação da administração municipal um melhor aproveitamento dos catadores de lixo no processo de triagem e reciclagem dos resíduos sólidos. Além disso, salientaram a busca de maior eficiência nas operações dos aterros sanitários, principalmente quanto ao aproveitamento dos resíduos orgânicos para a produção de adubos e fertilizantes e a utilização do gás metano para a produção de energia.
Em outra reunião, com a participação do Superintendente de Recursos Hídricos, Rafael Mello, as autoridades de Juazeiro salientaram a preocupação quanto à necessidade de o município estabelecer projetos de educação escolar para conscientizar alunos da rede pública sobre a importância da conservação e utilização da água.
Informaram que pretendem utilizar a rede escolar como suporte ao processo de conscientização dos estudantes para o uso consciente e sustentável dos recursos hídricos, seguindo o modelo adotado no projeto “Adasa nas Escolas” no DF. Eles levaram para análise e futuro aproveitamento todo o material didático que a Adasa distribui nas escolas.
Rafael Melo explicou ainda o funcionamento do projeto “Produtor de Água”, coordenado pela Adasa, na bacia do Pipiripau, em Planaltina. Este projeto tem como foco a produção de água, em quantidade e qualidade, para garantir a oferta dos recursos hídricos.
Assessoria de Comunicação e Imprensa
