PREFEITURA DE JUAZEIRO INAUGURA 6ª QUADRA COBERTA NO ANTONIO GUILHERMINO

BLOGQSP.INAUGURAÇÃO 6 QUADRAAcreditar na Educação é também oferecer condições dignas para que ela aconteça. Uni-la ao Esporte, uma decisão ousada de somar estratégias, definir foco, e traçar metas com o objetivo comum de transformar vidas através da oferta de novas oportunidades.

Foi acreditando nessa junção que a Prefeitura de Juazeiro acertou ao trazer a pasta de Esportes para a secretaria de Educação. Prova disso é a diferença que os recentes equipamentos esportivos entregues pelo município estão fazendo para centenas de alunos dos bairros beneficiados com as quadras poliesportivas cobertas.

Nesta quinta-feira (08), no bairro Antônio Guilhermino, o número de quadras inauguradas por essa gestão chegou a seis, isso sem contar com o ginásio do Paulo VI, entregue no ano passado. Até o final desse mês serão 10 quadras poliesportivas a serviço desses jovens e da população, e muito bem breve esse número será superior a 20.

Dos campinhos de terra batida, de quadras e espaços improvisados, os alunos passam a contar com uma estrutura padrão do Governo Federal, que oferece condições adequadas à prática de atividades físicas e à realização de eventos culturais, artísticos, de lazer e entretenimento. A comunidade por outro lado também ganha, porque passa a dispor de um local para eventos da Associação de Moradores e de outras iniciativas definidas coletivamente e em conformidade com a gestão da escola.

Quem explica bem essa mudança de realidade é o aluno Íttalo Thiago da Silva, que cursa a 6ª série e pratica Judô pelo Programa de Educação Integral “Mais Educação”, entre outros esportes. “Antes a gente tinha que jogar bola nesse campinho de terra aqui ao lado e muitas vezes machucávamos o pé por conta das pedras. As aulas de judô aconteciam em um espaço apertado e que não era nada bom. Agora vamos poder treinar aqui e isso vai ser muito legal”, relatou. Hoje, na entrega da quadra da Escola Municipal Anália Barbosa de Souza onde estuda, ele também contou que seus colegas estão todos entusiasmados e que prometeram se dedicar às aulas para poder praticar mais esportes. “Tem que estudar, se não o professor não deixa a gente jogar”, disse bem humorado.

A gestora da Anália Barbosa também comemorou e falou sobre a aliança positiva da Educação com o Esporte. “O resultado disso é o desenvolvimento físico e cognitivo do aluno. Os benefícios da conquista de uma obra como essa são muitos e nós só vamos poder mensurar isso daqui a algum tempo. A comunidade, os professores e os alunos esperaram tanto por essa quadra, que esse momento de hoje é de muita alegria e agradecimento”, ressaltou. Para o professor de Educação Física, Francisco Fernandes, a criança que pratica esportes fica mais concentrada, tem uma noção maior de disciplina e uma disposição maior para aprender. “Com um espaço adequado aos treinamentos melhor ainda, porque eles sentem mais vontade de vim para a escola. Se antes eles já enfrentavam o sol quente em condições adversas, imagina agora?”, ponderou.

Além dos alunos e equipe escolar, participaram da solenidade de entrega da 6ª quadra poliesportiva coberta do município alguns pais, lideranças comunitárias, os vereadores Bené Marques, Agnaldo Meira, Damião Medrado, o ex-membro da Casa Aprígio Duarte Filho, Mozaniel Porfírio, o prefeito Isaac Carvalho e sua comitiva de governo. Em nome do Antônio Guilhermino, o presidente da Associação de Moradores, José Newton Tavares, agradeceu ao esforço do Chefe do Executivo no sentido de buscar obras para Juazeiro. “Nós esperamos equipamentos públicos, como esse de hoje, há 27 anos, e só Isaac soube fazer as articulações corretas para que as conquistas começassem a chegar”, destacou. Em seu discurso, o prefeito lembrou que em breve o bairro também será contemplado com a inauguração de um Posto de Saúde.

“Apostamos na Educação e no Esporte para transformar Juazeiro, mas tem obras acontecendo em todas as áreas do governo”, acrescentou. Sobre a satisfação de entregar mais uma quadra para o município, Isaac brincou com os alunos: “se vocês estão gostando é o que importa, porque esse espaço esportivo é das crianças, adolescentes e jovens. A prioridade é da escola, depois vem à comunidade”. De acordo com o secretário da pasta, Clériston Andrade, a gestão das novas quadras fica com a unidade de ensino da qual fazem parte. “Os eventos devem ser feitos de forma combinada e toda a comunidade deve tomar conta desse equipamento que une educação, esportes, cultura, lazer e entretenimento”, explicou.

Por Anna Monteiro / SEDUC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *