SECRETÁRIO DE AGRICULTURA VISITA HORTA COMUNITÁRIA DO JOÃO PAULO II

BLOGQSP.HORTA COMUNITARIAO secretário de Agricultura de Juazeiro, Jorge Cerqueira acompanhado do diretor de agricultura da pasta, Diney Borges, e do coordenador de estatística do Mercado do Produtor, Carlonito Dias, estiveram nesta quinta-feira (1), visitando “Horta Comunitária Povo Unido” do Bairro João Paulo II; com o objetivo de conhecer a realidade dos trabalhos desenvolvidos e discutir possíveis parcerias com o setor público.

O espaço que foi criado para atender as necessidades dos moradores e servir como fonte de renda através do cultivo orgânico de hortaliças; possui 117 associados num terreno cedido pela diocese através de contrato de comodato.

“A horta atualmente não possui um acompanhamento técnico; o IRPAA durante um período realizou cursos de capacitação e a secretaria de agricultura também já prestou alguns atendimentos técnicos. Hoje sofremos com problemas de abastecimento de água, falta de orientação técnica e capacitação pessoal dos associados, além das dificuldades no processo de comercialização”, disse Dona Jovita, uma das fundadoras da associação.

Com o uso de adubos orgânicos, produtos como coentro, alface, couve, cebolinha, beterraba, cenoura, rúcula, além de plantas medicinais como alecrim, agrião, hortelã, manjericão, tansagem são cultivados pelos produtores associados. Cada lote tem o tamanho de 10 m², suficiente para construir seis canteiros, em sua maioria, com cultivos consorciados. A venda dos produtos se dá de diversas formas: diretamente na horta, em domicilio, ou nas feiras e mercados.

Foi sugerido pelo grupo presente, convidar os órgãos ligados ao setor agrícola para participarem de uma reunião, que abordará temas voltados as principais necessidades da comunidade produtora. “Hoje estou conhecendo a realidade desses agricultores que fazem um trabalho fantástico. Estamos dispostos a ajudar a medida do possível e acompanhar de perto toda essa discussão, vamos marcar um encontro com órgãos ligados ao setor e daí, tentar encontrar soluções para os problemas diagnosticados”, declarou o secretário Jorge Cerqueira.

Por Lene Radina/ SEAPA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *