REUNIÃO DISCUTIU MOBILIDADE URBANA EM PETROLINA

blogqspjlmobilidadeurbanaDeve acontecer na primeira semana de agosto uma audiência pública que vai reunir representantes dos poderes Executivo e Legislativo, Ministério Público, Setranvasf, empresas de ônibus, governo do Estado, Assembléia Legislativa e a comunidade de uma forma geral, para discutir mobilidade e melhorias do transporte público em Petrolina.

Ao menos foi essa uma das deliberações colocadas na manhã desta terça(23), durante uma reunião no gabinete da prefeitura, iniciativa esta que contou com a participação de representantes da Prefeitura, Câmara, Diocese, Ministério Público e o Movimento “O Vale Acordou”. O encontro foi coordenado pelo prefeito Julio Lossio.

O gestor público municipal iniciou a reunião lendo um cronograma de iniciativas que foram executadas desde que as manifestações populares tiveram início e fez questão de reforçar o que de concreto já havia sido deliberado. “Olha, já encaminhamos à Câmara de Vereadores um projeto de lei que pede a redução de 2 para 0,1% do ISS, isso baixa mais cinco centavos na passagem atual. Em junho, nós já havíamos conseguido reduzir cinco centavos. Ou seja, a Câmara votando na próxima sexta, sancionamos na segunda e a partir de 01 de agosto a passagem em Petrolina será de R$ 2,35. Existe a criação de um Fundo de Modernização da Frota e também a instalação do Conselho Municipal do Transporte. São passos importantes que estão voltados às demandas sociais e que, sem dúvida alguma, servem como norte para tantas outras conquistas”, pontuou.

Lossio disse ser importante a realização da audiência, desde que a mesma possa contar com representantes de várias instituições. “Nem todos os itens que nos têm sido colocados por representantes do Movimento são de responsabilidade da Prefeitura. Então sugerimos ao grupo que também convidem para o evento e chamem também para esse comprometimento social, outros segmentos e instituições, a exemplo do Governo do Estado, de parlamentares. Cada um pode contribuir com aquilo que for de sua competência e , ao final, toda a sociedade sai ganhando com isso”, destacou.

O promotor público Carlan Carlo da Silva, que acompanhou a reunião junto com a promotora Ana Rúbia Torres, enfatizou a força do movimento como instrumento popular. “A articulação da sociedade civil é extremamente importante. É importante aproveitar a ocasião e dizer que busquem valorizar os Conselhos, como esse do Transporte”.

  “Queremos avançar nas pautas, nas demandas que são colocadas. Nunca deixamos de nos colocar para o diálogo. É importante que as pessoas cobrem e os gestores ouçam os pleitos e verifiquem como podem ajudar. A manifestação popular é legítima e faz parte do processo democrático”, destacou Julio Lossio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *