ESCOLA E QUADRA SÃO ENTREGUES NO NH III – ITAMOTINGA

BLOGQSP.ISSACCom muita emoção e grande participação da comunidade, a antiga Vila Santo Antônio (hoje NH III), localizada no distrito de Itamotinga, recebeu da Prefeitura de Juazeiro na noite desta segunda-feira (22) uma quadra poliesportiva coberta e a reforma, ampliação e climatização da unidade de ensino – obras que oferecerão melhores condições de aprendizagem e espaço adequado ao desenvolvimento das atividades esportivas. O ato solene de inauguração foi conduzido pela equipe escolar e abrilhantado pelas apresentações dos alunos, que mostraram ao público o talento e o resultado da superação diária.

Na noite festiva, a mestre de cerimônia Cristiane Rodrigues, que é professora de português da Escola Municipal Santo Antônio, fez questão de contar um pouco da história do local que fica a 70 km da sede do município e foi fundado por colonos com o apoio da CODEVASF, que incentivou a formação de cooperativas. “O início foi difícil, mas hoje a manga, uva, maracujá e outras culturas da nossa terra são exportadas para o mundo, bem como os nossos alunos, que já ganharam competições esportivas estaduais e se destacam pela vontade de vencer”, contou envaidecida.

De acordo com a docente, o trajeto da escola também é de lutas e superação. “Alguns colonos chegaram a pagar professores leigos para os filhos antes da construção da unidade de ensino. Em 1985 a comunidade ganhou a escola e o destino das crianças começou a mudar. Há um tempo quiseram fechar esta unidade, mas nós lutamos e não permitimos, pois esse é o bem de maior valor para o NH III. Nessa noite estamos tendo o prazer de ver o nosso sonho sendo realizado, pois além de toda a reestruturação do prédio nós ganhamos uma bela quadra de esportes”, relatou.

Bastante emocionada, a gestora Adalgisa Maria Coelho Caldas falou sobre a conquista que beneficiou a escola com uma quadra poliesportiva coberta, novas salas de aula, laboratório de informática, cozinha, banheiros, e salas para os programas “Mais Educação”, “Se Liga e Acelera Brasil”, Atendimento Educacional Especializado e para leitura; além da reforma geral de todos os ambientes e climatização. “Só temos a agradecer e comemorar. Hoje tudo que nós um dia desejamos se tornou real e a escola Santo Antônio tem tudo que uma unidade de ensino necessita para desenvolver uma educação de qualidade”, garantiu.

Na solenidade de entrega, o secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, destacou o novo padrão de reforma e construção, que oferece condições ainda melhores aos alunos e equipe escolar. “Sempre exigimos qualidade no que realizamos, mas buscamos aperfeiçoar ainda mais nossos projetos e estabelecemos um padrão que as pessoas nem achavam possível para uma escola pública. As unidades de ensino da rede municipal que passaram pela reforma e ampliação estão lindas e abrigam gente competente. Porque não basta oferecer estrutura física adequada, é preciso valorizar o professor, dispor de material didático adequado e incentivar a busca pelo conhecimento”, ressaltou.

A Escola Municipal Santo Antônio é a 36º climatizada do município, e a quadra “Edgar Chagas Oliveira” a 2ª inaugurada de um pacote de 15. A reestruturação física das escolas são obras realizadas com recursos próprios, e as quadras são frutos de uma parceria com o Governo Federal, que também conta com a parceria do município. “As novas quadras complementam o trabalho da escola e essa junção foi muito bem pensada”, ponderou o vereador presente Agnaldo Meira. O secretário de Serviços Públicos, Eduardo Lopes, também fez referência às obras e disse que os novos equipamentos são grandes respostas à comunidade.

Ao saber que mesmo antes do novo equipamento esportivo os atletas do vôlei treinavam num campo de terra sem cobertura ao lado da escola e ganhavam competições como Circuito Nordeste de Vôlei e Torneio Aberto de Vôlei do SESC, o prefeito Isaac Carvalho disse que a responsabilidade da equipe ficou bem maior. “Agora com a quadra nova vão ter que se superar”, brincou com os alunos. Na sua fala o gestor do município também parabenizou toda a equipe escolar pela dedicação, elogiou o grande trabalho feito através do “Mais Educação” na escola e disse estar muito feliz de poder dar sua contribuição. “Costumo dizer que esses novos espaços são fábricas de construir talentos. Então, que muitas outras histórias bonitas aconteçam por aqui”, finalizou.

Por Anna Monteiro / SEDUC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *